Pesquisar em todo o site





QUEM SOMOS

Atuação

A Casa do Produtor Rural, por meio da extensão universitária, vem atuando como o elo entre a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP e a sociedade rural, exercendo uma importante influência social.

 

A extensão universitária tem possibilitado aos profissionais e alunos, que atuam no projeto, uma forma de colaborar com a comunidade rural, socializando o conhecimento, aplicando na prática a teoria adquirida nas salas de aula, permitindo o aprendizado e recebendo dessa comunidade informações reais de suas necessidades, anseios e o seu saber. Nessa troca de saberes a ESALQ também aprende com a própria comunidade sobre os seus valores e culturas. A Casa do Produtor Rural tem planejado suas atividades de extensão respeitando esses valores, obedecendo ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Esse fluxo de informações, acadêmico e popular, trouxe para o projeto a participação efetiva dos docentes e da comunidade rural.

 

A Casa do Produtor Rural utiliza o contato com a comunidade rural para prestar orientação técnica e, assim, contribuir com estudos e pesquisas desenvolvidas na ESALQ. Dessa relação de reciprocidade, a ESALQ tem a possibilidade de avaliar sua imagem institucional, além de quantificar e qualificar o seu atendimento.

 

Cumprindo sua missão extensionista, a Casa do Produtor Rural tem estimulado o conhecimento para os problemas apresentados, bem como prestado serviços relevantes à comunidade.

 

A Casa do Produtor Rural realiza anualmente diversas palestras, práticas, dia de campo e visitas técnicas em propriedades rurais da região de Piracicaba. Tem lançado publicações com linguagem didática e de fácil entendimento como "O Eucalipto e a Pequena Propriedade Rural", "Poda de Árvores Frutíferas" e "Propagação de Árvores Frutíferas". Esses serviços têm se constituído em um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural.

 

Prestar orientação técnica com eficiência, ouvir a comunidade rural e trabalhar na busca de seus interesses, são as principais atuações da Casa do Produtor Rural.