GRADUAÇÃO


Alunos em atividade prática: desenvolvimento de produto cárneo com baixo teor de sódio.

Saiba Mais

Centro Acadêmico de Ciências Alimentos - CACAL (e-mail)

Comissão de Coordenação de Curso (CoC)

Corpo Docente

Estrutura Curricular

Formulário de Avaliação do TCC

Fluxograma do Curso

Normas para TCC

Projeto Pedagógico

 

Ciências dos Alimentos

Apresentação

O Curso de Bacharel em Ciências dos Alimentos da USP, o primeiro do país, foi criado em 2001 com base nas tendências nacionais e internacionais identificadas junto ao setor alimentício que evidenciavam inúmeras oportunidades de trabalho nos diversos segmentos da cadeia alimentar.

É a única graduação que tem como objeto de estudo o alimento em todos os seus aspectos, físico-químicos, microbiológicos, bioquímicos e tecnológicos, incluindo nutrição, sensorialidade, marketing, logística e gestão da qualidade.

O bacharel atua nas atividades desde a pós-colheita do alimento, durante sua transformação na indústria, na distribuição e comercialização e mesmo junto ao consumidor, priorizando a relação homem/alimento/ambiente.

Em 5 anos de curso noturno, o estudante é capacitado a desenvolver produtos alimentícios e programas de garantia da qualidade, atuar na otimização de processos, em assuntos regulatórios e como gestor de várias atividades da cadeia produtiva.

Características que diferenciam o curso

São 45 disciplinas essenciais e 43 optativas, ministradas por 59 professores doutores – parte também responsável pelo ensino na pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país

A biblioteca especializada em ciências agrárias tem um dos maiores acervos de monografias e títulos de periódicos na área quando comparado a outras instituições.

Prepara o aluno para as exigências do mercado pois oferece inúmeras oportunidades de participação em projetos multidisciplinares e integradores com destaque para a grande possibilidade de obtenção de bolsas de iniciação científica da reitoria da USP, FAPESP, CNPq e instituições privadas.

Estágios supervisionados em Grupos de Extensão, Empresa Junior e em empresas do setor alimentício permitem o desenvolvimento de atividades junto à comunidade propiciando o exercício da integração da teoria com a prática e o conhecimento das expectativas e demandas da sociedade.

 

Intercâmbio internacional

A USP tem convênios com universidades do mundo inteiro, que permitem estágios e cursos no exterior com bolsas de 6 meses a 1 ano. A partir de um acordo entre a ESALQ/USP e a Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation – Oniris, em Nantes, o aluno pode fazer metade do curso de Ciências dos Alimentos da USP e metade na França. O aluno forma-se como Engenheiro Agroalimentar e Bacharel em Ciências dos Alimentos e o duplo diploma é reconhecido em toda a Europa sem a necessidade de qualquer validação.

Mercado de Trabalho

Os recém-formados encontram os mais promissores índices de empregabilidade. A última pesquisa mostra que 71% estão trabalhando em empresas de renome na área com salários iniciais médios de R$ 2.800,00 a R$ 4000,00. A pesquisa evidenciou, também, que 21,4% estão se aperfeiçoando em cursos de pós-graduação nas melhores universidades do pais.

Veja algumas competências e habilidades desenvolvidas no curso

  • Pesquisar e desenvolver novos produtos;
  • Desenvolver programas de garantia da qualidade de alimentos quanto aos aspectos higiênico-sanitários, físico-químicos, sensoriais e nutricionais;
  • Atuar no processamento e conservação de produtos agropecuários;
  • Gerenciar ou integrar equipes de laboratórios em indústrias de alimentos ou em serviços de apoio ao setor de alimentação;
  • Gerenciar projetos agroindustriais nos aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais e de rastreabilidade;
  • Assessorar ou prestar consultoria nas áreas de alimentos e nutrição: capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia e controle da qualidade e adequação à legislação;
  • Atuar no sistema de vigilância sanitária e epidemiológica;
  • Desenvolver programas de educação para o consumo de alimentos;
  • Monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional.
Vagas
Período
Duração
40
Noturno
5 anos

Clique aqui para visualizar o folder do curso.


Tire suas dúvidas. Entre no link Projeto Pedagógico onde estão o perfil do profissional, a grade curricular, os conteúdos das disciplinas oferecidas e demais informações sobre o curso.

Siga Alimentos USP no Twitter e curta nossa página do Facebook!

@alimentosusp facebook.com/alimentosusp

Atualizado em 07.07.2014

Copyright © 2003 - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
SERVIÇO DE GRADUAÇÃO (SVG)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4158 / (19) 3429-4328 - sagradua@usp.br