GRADUAÇÃO


Alunos em atividade prática: desenvolvimento de produto cárneo com baixo teor de sódio.

Saiba Mais

Centro Acadêmico de Ciências Alimentos - CACAL (e-mail)

Comissão de Coordenação de Curso (CoC)

Corpo Docente

Estrutura Curricular

Formulário de Avaliação do TCC

Fluxograma do Curso 2014

Fluxograma do Curso 2015

Normas para TCC

Projeto Pedagógico

 

Ciências dos Alimentos

Apresentação

O Curso de Bacharel em Ciências dos Alimentos da USP, o primeiro do país, foi criado em 2001 com base nas tendências nacionais e internacionais identificadas junto ao setor alimentício que evidenciavam inúmeras oportunidades de trabalho nos diversos segmentos da cadeia alimentar.

É a única graduação que tem como objeto de estudo o alimento em todos os seus aspectos, físico-químicos, microbiológicos, bioquímicos e tecnológicos, incluindo nutrição, sensorialidade, marketing, logística e gestão da qualidade.

O bacharel atua nas atividades desde a pós-colheita do alimento, durante sua transformação na indústria, na distribuição e comercialização e mesmo junto ao consumidor, priorizando a relação homem/alimento/ambiente.

Em 5 anos de curso noturno, o estudante é capacitado a desenvolver produtos alimentícios e programas de garantia da qualidade, atuar na otimização de processos, em assuntos regulatórios e como gestor de várias atividades da cadeia produtiva.

Características que diferenciam o curso

São 45 disciplinas essenciais e 43 optativas, ministradas por 59 professores doutores – parte também responsável pelo ensino na pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país

A biblioteca especializada em ciências agrárias tem um dos maiores acervos de monografias e títulos de periódicos na área quando comparado a outras instituições.

Prepara o aluno para as exigências do mercado pois oferece inúmeras oportunidades de participação em projetos multidisciplinares e integradores com destaque para a grande possibilidade de obtenção de bolsas de iniciação científica da reitoria da USP, FAPESP, CNPq e instituições privadas.

Estágios supervisionados em Grupos de Extensão, Empresa Junior e em empresas do setor alimentício permitem o desenvolvimento de atividades junto à comunidade propiciando o exercício da integração da teoria com a prática e o conhecimento das expectativas e demandas da sociedade.

 

Intercâmbio internacional

A USP tem convênios com universidades do mundo inteiro, que permitem estágios e cursos no exterior com bolsas de 6 meses a 1 ano. A partir de um acordo entre a ESALQ/USP e a Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation – Oniris, em Nantes, o aluno pode fazer metade do curso de Ciências dos Alimentos da USP e metade na França. O aluno forma-se como Engenheiro Agroalimentar e Bacharel em Ciências dos Alimentos e o duplo diploma é reconhecido em toda a Europa sem a necessidade de qualquer validação.

Mercado de Trabalho

Os recém-formados encontram os mais promissores índices de empregabilidade. A última pesquisa mostra que 71% estão trabalhando em empresas de renome na área com salários iniciais médios de R$ 2.800,00 a R$ 4000,00. A pesquisa evidenciou, também, que 21,4% estão se aperfeiçoando em cursos de pós-graduação nas melhores universidades do pais.

Veja algumas competências e habilidades desenvolvidas no curso

  • Pesquisar e desenvolver novos produtos;
  • Desenvolver programas de garantia da qualidade de alimentos quanto aos aspectos higiênico-sanitários, físico-químicos, sensoriais e nutricionais;
  • Atuar no processamento e conservação de produtos agropecuários;
  • Gerenciar ou integrar equipes de laboratórios em indústrias de alimentos ou em serviços de apoio ao setor de alimentação;
  • Gerenciar projetos agroindustriais nos aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais e de rastreabilidade;
  • Assessorar ou prestar consultoria nas áreas de alimentos e nutrição: capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia e controle da qualidade e adequação à legislação;
  • Atuar no sistema de vigilância sanitária e epidemiológica;
  • Desenvolver programas de educação para o consumo de alimentos;
  • Monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional.
Vagas
Período
Duração
40
Noturno
5 anos

Clique aqui para visualizar o folder do curso.


Tire suas dúvidas. Entre no link Projeto Pedagógico onde estão o perfil do profissional, a grade curricular, os conteúdos das disciplinas oferecidas e demais informações sobre o curso.

Siga Alimentos USP no Twitter e curta nossa página do Facebook!

@alimentosusp facebook.com/alimentosusp

Atualizado em 07.07.2014

Copyright © 2003 - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
SERVIÇO DE GRADUAÇÃO (SVG)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4158 / (19) 3429-4328 - sagradua@usp.br