INFRA-ESTRUTURA

       O INCTEI tem sua sede no Campus Luiz de Queiroz”/ESALQ/USP, em Piracicaba e dispõe da seguinte infraestrutura disponibilizada pela Instituição:

Laboratório de Ensaios de Material de Irrigação (LEMI) – área construída de 360 m2 – Existem dois especialistas de laboratório, com doutoramento, executando e coordenando pesquisas e atividades de ensaio neste laboratório que é acreditado pelo INMETRO (CRL 0549). Juntamente com o Laboratoire d’études et recherches sur les matériels d’irrigation (Aix En Provence, França), o LEMI vem executando ensaios de proficiência no âmbito da International Network of Irrigation Testing Laboratories (INITL) composta por 18 laboratórios dedicados a atividades de ensaio e pesquisa relacionadas com material de irrigação. O LEMI conta com duas bancadas para estudos de gotejadores; uma bancada para microaspersores; uma estrutura de ensaios para aspersores; uma bancada de estudos de válvulas reguladoras de pressão e tubos Venturi; uma bancada para ensaios de obstrução de tubo-emissores e emissores; uma sala de metrologia equipada com projetor de perfil, rugosímetro, micrômetro laser e microscópio; e, uma sala com equipamentos básicos para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e soluções de automação.

Laboratório de Hidráulica – Área construída 360 m2 – Dispõe de um funcionário de nível Técnico e outro de nível Básico aptos a dar apoio as pesquisas em hidráulica. Este laboratório dispõe de estruturas para estudos hidráulicos de condutos livres e forçados.

Laboratório de Manejo da Irrigação – área construída 180 m2 – Dispõe de um técnico de nível superior, com mestrado, para apoiar as atividades de pesquisa desenvolvidas em manejo da irrigação. O laboratório dispõe de estrutura completa para análises de propriedades físicas de solos relacionadas à irrigação.

Laboratório de qualidade da água – área construída 120 m2. Dispõe de um funcionário de nível básico para dar apoio às pesquisas desenvolvidas neste laboratório. Este laboratório dispõe de equipamentos suficientes para realizar as principais análises de qualidade de água.

Área de campo disponível para pesquisa – 130.000 m2 irrigados com pivô central doado pela empresa IRRIGABRAS e 30.000 m2 irrigados com gotejamento.


 

     

Copyright © , Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Engenharia da Irrigação (INCT-EI)
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Engenharia da Irrigação (INCT-EI)
Av. Pádua Dias, 11 - Vila Independência - Piracicaba - SP - CEP : 13418260
Tel.: (19) 34478562 - e-mail: angelads@usp.br - webdesigner: tuon@usp.br