TESES E DISSERTAÇÕES

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO:

Ano de 2009

Fábio Jordão Rocha. Resposta da lima ácida "Tahiti" (Citrus latifolia TAN.) a diferentes porcentagens de área molhada. Dissertação de Mestrado, 2009 - Texto em PDF

Alexsandro Claudio dos Santos Almeida. Desenvolvimento de microaspersores com microtubo para hortas agrícolas. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: FAPESP. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Alisson Jadavi Pereira da Silva. Variáveis de eficiência, manejo de irrigação e de produção da bananeira cultivar BRS Tropical sob diferentes sistemas de microaspersão e gotejamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Antony Wellington Almeida Gomes. Perda localizada de carga em gotejadores integrados em tubos de polietileno. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Christian José Mendoza Castiblanco. Economia de energia em irrigação por pivô central em função da melhoria da uniformidade da distribuição de água. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Elenilson Moreira Franco. Monitoramento da dinâmica da água e solutos em um perfil de solo, sob sistema de fertirrigação por gotejamento, utilizando sonda de capacitância e extratores de solução. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Fabio Jordão Rocha. Resposta da Lima Ácida 'Tahiti' a diferentes porcentagens de área molhada. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: FAPESP. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.
João Alberto Lelis Neto (Bolsista FAPESP). Monitoramento do perfil das concentrações de componentes químicos da vinhaça aplicada em diferentes tipos de solo. 2009. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Lucas de Oliveira Gomes. Resposta da cultura do agrião à salinidade utilizando um sistema hidropônico do tipo NFT. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Wanderley de Jesus Souza. Desenvolvimento de um sistema de irrigação por gotejamento com microtubos utilizando comprimento variável, sob regime turbulento. 2009. Dissertação (Mestrado em irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Ano de 2010

Antonio Pires de Camargo. Desenvolvimento de um medidor de vazão utilizando célula de carga. 2010. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Carlos José Gonçalves de Souza Lima. Calibração e manejo de extratores de cápsulas porosas e transdutores de pressão para monitoramento de íons na fertirrigação. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Janaína Paulino. Crescimento e qualidade de mudas de Pinhão Manso (Jatrophacurcas L.) produzidas em ambiente protegido. 2010. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Marinaldo Ferreira Pinto. Desenvolvimento de um sistema para controle do pH da água para irrigação localizada. 2010. Dissertação (Mestrado em irrigação) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador. TarleiArrielBotrel.

Ano de 2011

Danieli Bariviera Zitterell. Perda localizada de carga em conectores utilizados em microirrigação. 2011. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Dinara Grasiela Alves. Desenvolvimento e avaliação de um sistema de irrigação com ultra baixa vazão utilizando microtubos ramificados. 2011. Dissertação (mestrado em irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Everaldo Moreira da Silva. Manejo da fertirrigação e controle da salinidade do solo em ambiente protegido. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Fernando da Silva Barbosa. Resistência à seca em cana-de-açúcar para diferentes níveis de disponibilidade hídrica no solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Rafael Maschio. Eficiência do uso da água na cultura de cana-de-açúcar. 2011. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Renato Moreira da Silva. Coeficiente de descarga de emissores de pivô central. 2011. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Vanessa de Fátima Gráh. Desenvolvimento de um sistema hidráulico para o acionamento sequenciado da irrigação por aspersão em malha. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Ano de 2012

Acácio Perboni. Modelo para determinar perda de carga em tubos emissores. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Clóvis Bissi Junior. Cultivo da pupunheira (BactrisgasipaesKunth) irrigada submetida a diferentes formas de adubação (mineral e orgânica). 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Daniel Philipe Veloso Leal. Evapotranspiração da cana-de-açúcar e fotossíntese acumulada em biomassa e energia, para diferentes variedades, disponibilidades hídricas no solo e ciclos de cultivos. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Eusímio Felisbino Fraga Júnior. Relações Hídricas em Citrus Irrigado por Gotejamento sob Estresse Hídrico Contínuo e Intermitente. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Francisco Nogueira Vilaça. Perda de carga em conectores iniciais da irrigação localizada. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Gilmar Batista Gringolon. Curva de retenção de água no solo determinada a partir de um número mínimo de pares de umidade e tensão na câmara de Richards. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) -Departamento de engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Orientador: Marcos Vinícius Folegatti.

Isaac de Matos Ponciano. Avaliação da reflectometria no domínio do tempo (TDR) na estimativa da condutividade elétrica da solução do solo e de concentrações de nitrato, potássio e cloreto em coluna de solo não saturado. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Plínio Antônio Guerra Filho. Sensibilidade da braquiária ao excesso de água no solo. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Robson Mauri. Relações Hídricas na Fase Inicial de Desenvolvimento da Cana-de-AçúcarSubmetida a Déficit Hídrico Variável. 2012. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Ano de 2013

Wagner Wolf. Avaliação e nova proposta de modelo de regionalização hidrológica para o Estado de São Paulo para o cálculo da Q7,10; Q95; Q90 e Qm. 2013. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

 

TESES DE DOUTORADO:

Ano de 2009

Antonio Clarette Santiago Tavares. Sensibilidade da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) ao excesso de água no solo. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Claudio Augusto Uyeda. Influência da aplicação de vinhaça na condutividade hidráulica do solo saturado e no escoamento superficial. 2009. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Lilian Cristina Castro de Carvalho. Dinâmica do entupimento de tubos gotejadores sob aplicação de ferro solúvel, sólidos em suspensão e fitoplâncton. 2009. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Manoel Januário da Silva Júnior. Manejo da fertirrigação na cultura do meloeiro mediante o controle de íons da solução do solo. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP.Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Marco Antônio Rosa de Carvalho. Efeito da cobertura do solo e de práticas de controle de erosão nas perdas de água e solo por escoamento superficial. 2009. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Robson André Armindo. Desenvolvimento de um aspersor de taxa variada para irrigação de precisão. 2009.  Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: FAPESP. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Sérgio Weine Paulino Chaves. Efeito da alta freqüência de irrigação e do. 2009.  Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima. Análise de desempenho da irrigação em um projeto hidroagrícola no Sul da Espanha, utilizando Sistema de Informação Geográfica e avaliação econômica. 2009. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Ano de 2010

José Rubens Almeida Leme Filho. Desenvolvimento da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) sob diferentes formas de colheita e de manejo do palhiço. Tese de Doutorado, 2010 - Texto em PDF

Alba Maria Guadalupe Orellana Gonzalez. Modelo de simulação dinâmica para a valoração ecológica de serviços ecossistêmicos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundaí. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Cleomar Ferreira de Oliveira. Filtração de água com diferentes concentrações de argila e silte em filtros de discos para irrigação localizada. 2010. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Cornélio Alberto Zolin. Análise e otimização de projetos de pagamentos por serviços ambientais (PSA) utilizando sistemas de informações geográficas (SIG) - o caso do município de Extrema, MG. 2010. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Francisco Valfísio da Silva. Cultivo hidropônico de rúcula (Eruca sativa Mill) utilizando águas salinas. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

João Batista Ribeiro da Silva Reis. Efeito de variáveis físicas do ambiente na cultura do amendoim e na dinâmica dos íons cálcio e potássio no solo, aplicados via fertirrigação. 2010. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

Lucas Melo Vellame. Relações hídricas e frutificação de plantas cítricas jovens com redução de área molhada no solo. 2010. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Pedro Robinson Fernandes de Medeiros. Manejo da fertirrigação e controle da salinidade em solo argiloso para a cultura do tomate. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Ano de 2011

Allan Cunha Barros. Utilização do modelo CANEGRO para estimativa da produtividade de cana-de-açúcar irrigada em diferentes regiões do Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Jorge Luis Copquer dos Santos Júnior. Otimização do uso da água no Perímetro Irrigado Formoso, utilizando a técnica de programação linear. 2011. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Kelly Tagianne. Sensibilidade da primeira soca da cana de açúcar ao excesso de água no solo. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP: Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Lígia Borges Marinho. Irrigação plena e com déficit em pimenta cv. Tabasco em ambiente protegido. 2011. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Osvaldo Rettore Neto. Modelo para determinação da perda de carga contínua em tubos elásticos. 2011. Tese (Doutorado em irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Bisossistemas - ESALQ/USP. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Ronaldo Antonio dos Santos. Estudo das variações dos componentes do balanço hídrico e área com solo exposto na bacia hidrográfica do rio Verde, Goiás. 2011. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Tiago Capello Garzella. Automação da leitura de um medidor Speedy e utilização em programa de manejo de irrigação. 2011. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Ano de 2012

Alexsandro Claudio dos Santos Almeida. Desenvolvimento de um controlador de irrigação acionado mecanicamente pela tensão da água no solo. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Antonio Pires de Camargo. Desenvolvimento de um controlador de irrigação para áreas experimentais. 2012. Tese (Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

César Antônio da Silva. Desenvolvimento inicial de três espécies nativas do Cerrado em função de lâminas de irrigação e tamanhos de recipiente. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz . Orientador: Durval Dourado Neto - Texto em PDF

Cícero Renê A. Barboza Junior. Determinação do Consumo Hídrico de Mudas de Pinhão Manso (Jatropha curcas L.) em casa de vegetação. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, . Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Danilton Luiz Flumignan. Determinação da evapotranspiração, seus componentes e coeficientes de cultivo simples e dual para a cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.). 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Fabio Jordão Rocha. Aplicação de vinhaça por gotejamento em cana de açúcar fertirrigada. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: FAPESP. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Francisco Assis de Oliveira. Cultivo de pimentão em ambiente protegido utilizando diferentes manejos de fertirrigação.. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

João Alberto Lelis Neto. Aplicação de vinhaça via gotejamento subsuperficial e seus efeitos nos perfis de distribuição iônica e atributos físicos e químicos de um Nitossolo. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jarbas Honorio de Miranda.

João Batista Tolentino Júnior. Modelagem do bulbo molhado em irrigação por gotejamento. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Jussálvia da Silva Pimentel. A cobrança sobre uso dos recursos hídricos: proposta e simulação para o setor rural. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Lucas do Amaral Faria. Porposta de Norma para Ensaio de Entupimento em Gotejadores: Partículas Sólidas. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Sérgio Ricardo de Rodrigues Medeiros. Utilização da técnica de cokrigagem no delineamento de zonas de manejo: Irrigação de Precisão (granulometria e CAD). 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rubens Duarte Coelho.

Wanderley de Jesus Souza. Protótipo, desenvolvimento e avaliação de um modelo de gotejador. 2012. Tese (Doutorado em irrigação e Drenagem) - Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarlei Arriel Botrel.

Ano de 2013

Adriano Valentim Diotto. Análise energética da cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.) irrigado via gotejamento e pivô central. 2013. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Vinicius Folegatti.

Carlos José Gonçalves de Souza Lima.  Manejo da fertirrigação no cultivo de roseiras em ambiente protegido. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: FAPESP. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.

Christian José Mendoza Castiblanco. Modelo computacional para o dimensionamento da subunidade em irrigação localizada. 2013. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) -Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antônio Frizzone.

Everaldo Moreira da Silva. Cultivo de roseira em ambiente protegido sob níveis de salinidade do solo e relações nitrogênio:potássio. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia) - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP. Bolsa: FAPESP. Orientador: Sergio Nascimento Duarte.


 

     

Copyright © , Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Engenharia da Irrigação (INCT-EI)
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Engenharia da Irrigação (INCT-EI)
Av. Pádua Dias, 11 - Vila Independência - Piracicaba - SP - CEP : 13418260
Tel.: (19) 34478562 - e-mail: angelads@usp.br - webdesigner: tuon@usp.br