Palestra na ESALQ abordará a obra de Ron Mueck

Versão para impressãoEnviar por email
As peças do australiano possuem escala maior ou menor que a natural (crédito: Reprodução)
Editoria: 

O Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará, no próximo dia 04/02, as 20h, a palestra “Será que é de verdade? Ron Muek e hiper-realismo na arte”. A atividade será ministrada pelo professor de História da Arte Fabio San Juan.

Com obras em exposição na Pinacoteca do Estado, Ron Mueck, 56 anos, nascido na Austrália, começou sua carreira fazendo marionetes e bonecos para televisão e cinema e, em 1996, migrou para as artes plásticas. Desde então tem participado de grandes exposições de arte pelo mundo, como a Bienal de Veneza, Royal Academy e National Gallery de Londres, Museu Andy Warhol, entre outras. Mueck ficou famoso com suas esculturas hiper-realistas que descem aos mínimos detalhes para retratar corpos humanos. No entanto, todas as peças possuem escala maior ou menor que a natural.

Durante a palestra na ESALQ, Fabio San Juan contextualizará o artista australiano na tendência do hiper-realismo, corrente que teve início na década de 1960, com artistas como Chuck Close, Ralph Goings, Don Eddy, entre outros.

O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrições. Informações pelo e-mail museulq@usp.br ou telefone (19) 3429.4305. O Museu Luiz de Queiroz está localizado na avenida Pádua Dias, 11, Campus “Luiz de Queiroz”, da USP em Piracicaba.

Texto: Caio Albuquerque (27/01/2015)

Palavra chave: 
hiper-realismo pinacoteca fabio san juan museu