Estudante da ESALQ é nomeado embaixador de ONG estrangeira

Luiz Bispo retorna ao Brasil com título de embaixador da ONG Tunza Eco Generation. (Crédito: Caio Albuquerque)
Editoria:

Luiz Fernando Pereira Bispo, graduando em Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), selecionado do projeto Ciências sem Fronteiras (CsF), com bolsa de estudos da CAPES, retornou da Austrália ao Brasil em fevereiro com uma bagagem cheia de novos aprendizados, prêmios e histórias para contar.

Bispo, que demonstra interesse pelo meio ambiente em sua vida acadêmica, estudou pouco mais de um ano na universidade de New South Wales (UNSW), do Estado de Sidney. O envolvimento com a área, teve início em 2008 quando começou a se envolver em trabalhos voluntários na ONG SOS Mata Atlântica. Contudo, na Austrália não foi diferente. Devido a grade acadêmica não ser tão relacionada com a área florestal, ele optou por alternativas diferentes para estar envolvido com projetos ambientais.

“Para não perder a interação com a área da natureza e da floresta, o meio para isso foi me envolver em atividades voluntárias. Conheci o grupo Conservation Volunteer Austrália (CVA), que trabalha com preservação e conservação de áreas degradadas da cidade de Sidney e arredores”. Segundo o estudante, se envolver com essas atividades e projetos foi essencial para adquirir maior conhecimento e estar próximo da área que, de fato, o atrai. “A vivência social foi o que mais valeu”, acrescentou.

Além do enriquecimento cultural e a integração com pessoas de diferentes lugares, Bispo recebeu prêmios nas áreas cultural, social, artística e ambiental. O último foi o prêmio “Hidden Eco Hero 2014”, pela ONG Tunza Eco Generation, a qual, posteriormente, o nomeou embaixador.

“Já estava inserido na plataforma internacional ambiental da ONG e aí surgiu a oportunidade no website de aplicar para me tornar embaixador. Preenchi formulários e eles me nomearam embaixador da ONG no Brasil”, conta Bispo.

A ONG Tunza Eco Generation é uma parceria da UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com a Samsumg Engineering, criada para difundir ideias e ações ambientalistas entre o mundo todo. Possui um site (http://tunza.eco-generation.org/default.jsp) interativo que oferece textos, vídeos e outras novas tecnologias sobre a conservação e proteção ambiental para crianças e jovens.

“Minha função como embaixador da ONG Tunza Eco Generation é atualizar a plataforma com todos os temas relacionados ao meio ambiente, novidades e programas sendo desenvolvidos no Brasil. Posso aplicar em forma de artigo e é conectado com o mundo inteiro”. Além disso, Bispo precisa estar envolvido com atividades relacionadas ao meio ambiente e educação sócio ambiental.

Agora que retornou ao Brasil, o estudante afirma estar engajado nos estudos e também em um projeto ambiental voluntário com a Casa do Bom Menino, abrigo que atende crianças e adolescentes em Piracicaba (SP). “Quero terminar a graduação, fazer um bom projeto na Casa do Bom Menino, pois é muito gratificante o retorno da interação com as crianças. É muito bom!”.

Bispo pretende construir sua carreira sempre estando envolvido em projetos e ONGs que lutem pelas causas ambientais. Após o término do curso não descarta a possibilidade de retornar a Austrália para realizar seu doutorado. O estudante ainda possuí outro desejo, de tornar-se, um dia, Ministro do Meio Ambiente.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (22/04/2015)

Palavra chave:
Embaixador, Luiz Fernando Pereira Bispo, ONG Tunza Eco Generation