Aluno de Economia é premiado pelo Corecon/SP

Enviado em 26/08/2010 às 14:05:14

Com o objetivo de estimular o aprimoramento da pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos dos formandos de economia das faculdades paulistas, divulgar o conhecimento econômico e contribuir para a eficácia profissional do economista, o Conselho Regional de Economia - 2ª Região - São Paulo (Corecon) concede, anualmente, o Prêmio CORECON-SP de Excelência em Economia às melhores monografias.

Nesta 15ª edição do prêmio, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), mais uma vez, se fez presente, desta feita com o egresso do curso de Ciências Econômicas, Caio Marcos Mortatti. Orientado pela professora Silvia Helena Galvão de Miranda, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Caio inscreveu, em 2009, o trabalho "Determinantes do comércio Brasil-China de commodities e produtos industriais: uma aplicação do modelo VAR", com o qual obteve a primeira classificação entre as três monografias selecionadas.

A monografia de Caio teve como objetivo principal analisar o comércio bilateral Brasil-China e seus determinantes, utilizando ferramental econométrico avançado em séries temporais, desagregando a análise para commodities agrícolas, minerais e produtos industriais. Desse modo, procurou-se verificar as relações entre taxa de câmbio, utilização da capacidade instalada, renda, preços e quantidade exportada, através da construção de modelos auto-regressivos. "Este estudo é importante, pois permite subsidiar a interpretação de possíveis resultados de políticas de incentivos, que promovam alterações nas variáveis condicionantes, permitindo análises prospectivas sobre o comportamento desse comércio bilateral", comenta o autor do trabalho.

A premiação aconteceu nesta segunda-feira, 23 de agosto, no Buffet Rosa Rosarum, no bairro Pinheiros, em São Paulo, durante a solenidade "Economista do Ano - 2010", organizada pela Ordem dos Economistas do Brasil. Caio recebeu o galardão das mãos do presidente do Corecon/SP, Carlos Alberto Saflate. "Sinto-me honrado pelo recebimento do prêmio de Excelência em Economia e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do curso de graduação em Ciências Econômicas na ESALQ. Agradeço o apoio dos professores do departamento, minha orientadora professora Sílvia Helena Galvão de Miranda e ao apoio financeiro da FAPESP", comemora o economista.

Alunos do mesmo curso da ESALQ já foram premiados por três vezes. Em 2002, com o trabalho "Potencial da negociação de crédito de carbono a partir da avaliação de trajetos alternativos para uma mesma rota rodoviária: Um estudo de caso no Estado de São Paulo", da aluna Daniela Bacchi Bartholomeu (2ª colocação); em 2003, com a monografia "Análise da ocupação econômica do Estado de Rondônia nos anos 90 à luz do Modelo de Krugman", da aluna Renata Marconato (3ª colocação); em 2009, a aluna Nathalia Sbarai, recebeu a 2a colocação pelo trabalho "Aplicações de medidas antidumping: proteção necessária ou criação de barreiras?".

A cerimônia de premiação (2010)
Na cerimônia organizada pela Ordem dos Economistas do Brasil, cujo objetivo é homenagear economistas e profissionais que atuam nos mais distintos setores da atividade, foram premiados Marcos de Barros Lisboa (Economista do Ano), Laudo Natel (Economista Homenageado), Claudia Saflate (Jornalista Econômico), Alexandre Antônio Tombini (Economista do Setor Público), Fabio Akira (Economista Chefe), Carlos Antonio Luque e Denisard Cneo de Oliveira Alves (Ensino e Pesquisa), Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (Inovação), C.P.F.L. e Algar (Governança), Guilherme Leite da Silva Dias (Agricultura), Antonio Barros de Castro (Indústria) e Abílio dos Santos Diniz (Comércio). Receberam ainda menção especial Arnaldo Faria de Sá, Gilberto Natalini, João Carlos Martins, José Garcia Neto, Simão Davi Silber, Desembargador Pedro Luiz Aguirre Menin e Hebe Camargo.

Mais informações sobre o curso de Ciências Econômicas, acesse o endereço www.esalq.usp.br/graduacao/ciencias_economicas

Texto: Alicia Nascimento Aguiar

Caio Marcos Mortatti recebe prêmio do presidente da Corecon/SP, Carlos Alberto Saflate
Crédito: Divulgação