ESALQTec destacou profissionais e instituições de caráter empreendedor

Enviado em 14/10/2010 às 15:05:49

Para homenagear o profissional, a empresa e a instituição que se destacaram na fomentação, formação ou consolidação de empreendimentos de inovação tecnológica em Piracicaba e região, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (Fealq) e ESALQTec - Incubadora Tecnológica conferiram o 2º Prêmio Empreendetec 2010. A premiação ocorreu no dia 14 de outubro, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região (Simespi). Este ano, os homenageados foram Luciano Tavares de Almeida (categoria profissional), atual Secretario de Desenvolvimento do Estado de São Paulo; Centro de Tecnologia Canavieira-CTC (categoria instituição) e Elring Klinger do Brasil (categoria empresa).

A iniciativa da Incubadora Tecnonológica foi enaltecida na fala de Luciano Almeida. "O prêmio EmpreendeTec valoriza os profissionais e as organizações que incentivam a inovação tecnológica como instrumento de estímulo à competitividade. Fico feliz por ter sido indicado na categoria Profissional e gostaria de parabenizar a EsalqTec pela iniciativa, que serve de exemplo para fomentar ações voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável da região", enfatizou o Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Nilson Zaramella Boeta, diretor superintendente do CTC, declarou que, em seus 40 anos de história, o CTC conquistou uma posição de liderança no setor sucroenergético. "Nos últimos cinco anos, ou seja, desde 2005, quando passou a atuar de maneira independente e sem fins lucrativos, o CTC consolidou essa imagem e conquistou também a reputação de instituição de vanguarda, mundialmente reconhecida pelo desenvolvimento científico e tecnológico da produção nacional de açúcar, etanol e energia. Receber o prêmio da ESALQ, universidade que persegue a excelência acadêmica e científica, enaltece os esforços do CTC e de sua equipe em busca de um Brasil mais produtivo e sustentável".

O diretor da Elring Klinger do Brasil, Hans Eckert, agradeceu a premiação, lembrando da equipe de colaboradores e das ações diferenciadas promovidas pela empresa. "Gostaria de agradecer a todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros, que contribuem e acreditam em nossa empresa, tornando possível a realização de nossos sonhos e superação de nossas expectativas. Este prêmio é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo da sustentabilidade e empreendorismo, formando um conjunto de ações diferenciadas e profissionais comprometidos e capacitados".

Empresa graduada

O evento marcou também a entrega de certificado de empresa graduada para a Promip Comércio Pesquisas e Desenvolvimento de Agentes Biológicos. É a terceira empresa graduada pela incubadora. A Promip foi fundada em junho de 2006, instalada na incubadora ESALQTec como empresa residente e, desde janeiro de 2010 está na categoria associada. Tem como missão colocar ao alcance do produtor rural, inovações biotecnológicas efetivas para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), possibilitando o fornecimento de alimentos seguros ao consumidor final, isentos de resíduos químicos, com maior respeito ao meio ambiente. É pioneira na produção de ácaros predadores para o controle biológico de insetos e ácaros-praga. Para isso a empresa desenvolve periodicamente em seu laboratório, pesquisas para avaliar a compatibilidade de seus agentes benéficos com produtos químicos.

A ESALQTec

Em 1994 foi criada na ESALQ a Incubadora de Empresas Agrozootécnicas. A partir de um convênio, formalizado em 2005, entre a universidade e diversas instituições, sua denominação passou a ser ESALQTec - Incubadora Tecnológica. Está instalada na fazenda Areão, localizada na Av. Limeira, s/n., em Piracicaba, em uma área anexa ao Campus "Luiz de Queiroz". A incubadora disponibiliza espaço, serviços, infra-estrutura, orientação, estrutura técnica, administrativa e operacional, num sistema compartilhado de incubação. A ESALQTec destina-se, portanto, a empreendedores que detectaram uma oportunidade de negócio, conhecem como viabilizá-la, mas necessitam de um espaço e período para término da definição do empreendimento, comprovação da viabilidade técnica ou, ainda, elaboração do protótipo e viabilização do capital para o início do negócio. Saiba mais em www.esalqtec.esalq.usp.br  .

Texto: Caio Albuquerque

Fotos: Marília Cury (complemento das legendas: foto 1 (da esquerda para a direita): Marcelo Poletti, Roberto Konno, Marcos Roberto Bellini (os três da Promip) e prof. Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA); foto 2 (da esquerda para a direita): Marcelo Poletti (Promip), Roberto Konno (Promip), Marcos Roberto Bellini (Promip), Nilson Zaramella Boeta (CTC), Luciano Almeida (secretário de Desenvolvimento do Estado) e Hans Eckert (Elring Klinger do Brasil); foto 3 (da esquerda para a direita): prof. Rubens Angulo Filho (diretor da FEALQ), Marcelo Poletti (Promip), Roberto Konno (Promip), Marcos Roberto Bellini (Promip), Nilson Zaramella Boeta (CTC), Luciano de Almeida (secretário de Desenvolvimento do Estado), Hans Eckert (Elring Klinger do Brasil), prof. Natal Antonio Vello (vide-diretor da ESALQ), Pedro Cruz (Prefeitura de Piracicaba), Sergio Marcus Barbosa (ESALQTec) e Luiz Mirara (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia).

15/10/2010

Entrega do certificado de graduação à empresa Promip

Profissionais e instituições homenageados
Crédito: Marília Cury