ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO




Palestra e prática: Produção de silagem com eficiência

    Enviado em 07/03/2013 às 10:03:49

A silagem é uma opção economicamente viável e bastante utilizada em sistemas intensivos de produção de bovinos. Para a obtenção de silagens de boa qualidade, alguns cuidados devem ser tomados desde a etapa de implantação da lavoura até o momento de fornecimento da silagem para o animal. Para tanto, será realizado em 23 de março, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o evento “Palestra e prática: Produção de silagem com eficiência”, com o objetivo de apresentar informações práticas que podem ser aplicadas por técnicos e produtores para a obtenção de silagens de boa qualidade.

No evento será discutido a escolha da planta adequada, o ponto ideal de colheita, o tamanho de partículas, a vedação do silo e o manejo do silo, pois estes são alguns fatores que afetam a qualidade da silagem final, assuntos pertinentes aos produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de ciências agrárias.

As atividades serão realizadas no Anfiteatro Heitor Montenegro, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), das 7h30 às 12h, entretanto, haverá também uma visita ao setor de produção de silagem, do Departamento de Zootecnia (LZT). Para participar os interessados podem se inscrever até 23 de março, na Casa do Produtor Rural, localizada na Avenida Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A realização é da Casa do Produtor Rural (CPR) com apoio da Comissão (CCEx), do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), do Departamento de Zootecnia (LZT), do Departamento de Produção Vegetal (LPV), do Grupo de Qualidade e Conservação de Forragens, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), da Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (CATI) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (GEAGESP/CEASA) de Piracicaba.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. 

Informações pelo telefone (19) 3429-4178, ou pelo e-mail cprural@usp.br .

Programação

7h30   - Confirmação de inscrição e entrega de materiais

8h       - Palestra: “Escolha e manejo de plantas para silagem” – Matheus Castilho Santos (USP/ESALQ)

9h       - Palestra: “Principais etapas do processo de silagem” – João Luiz Pratti Daniel (USP/ESALQ)

10h30 –Prática: “Visita ao setor de produção de silagem do Departamento de Zootecnia (LZT)” – Luiz Gustavo Nussio (USP/ESALQ)

12h     - Encerramento

Texto: Lucas Jacinto (07/03/2013)






 

 


  

 

Copyright © 2010, CIAGRI/USP ESALQ/USP