ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO




ESALQ divulga programação da 57ª Semana Luiz de Queiroz

    Enviado em 03/10/2014 às 10:10:30

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) realizarão, a partir de 06 de outubro, a 57ª Semana Luiz de Queiroz. O evento tem como objetivo congregar alunos dos cursos da ESALQ (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Administração), professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. A programação da Semana encerra-se no dia 11 de outubro, quando ocorre a tradicional reunião de congraçamento dos ex-alunos da instituição e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo transfere, anualmente, o Gabinete para a ESALQ, ocasião em que são realizadas agendas locais. Nesta edição, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo também transferirá o Gabinete para a instituição. As transferências ocorrerão dia 07 de outubro (terça-feira), a partir das 08h00, com hasteamento das Bandeiras em frente ao Edifício Central da ESALQ. No transcorrer do dia, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e o secretário de Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Júnior, continuarão na instituição cumprindo reuniões agendadas com dirigentes da ESALQ e com lideranças locais, além de participarem da palestra especialmente preparada para a ocasião pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). O palestrante, Luiz Cornacchioni, diretor executivo da ABAG, abordará o tema “Por um agronegócio sustentável”.

Programação

Dia 06 de outubro (segunda)

- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – Workshop Declínio de populações de abelhas e sua aplicação para uso e conservação 

O Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) oferecerá esse workshop com a finalidade de apresentar e discutir a importância das abelhas no agronegócio e conservação. As atividades acontecerão nos dias 06 e 07 de outubro. Informações pelo e-mail entomologia@usp.br .

Dia 07 de outubro (terça-feira)

- 08h00 às 16h00 (Edifício Central)  Instalação dos Gabinetes das Secretarias da Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente

- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro do Departamento de Genética - LGN) – Encontro sobre Temas de Genética e Melhoramento

Para transmitir ao público um pouco do estado da arte sobre o desenvolvimento de modelos genético-estatísticos e a aplicação da seleção genômica ampla (GWS) no melhoramento de plantas, o Departamento de Genética (LGN) da ESALQ realizará, nos dias 7 e 8 de outubro, o 31º Encontro sobre temas de Genética e Melhoramento e, em paralelo, a 2ª Reunião Paulista de Melhoramento de Plantas.

O tema do evento é “Seleção Genômica Ampla: Princípios e Aplicações”. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento. Informações pelo telefone (19) 3429.4125 ramal 45 / (19) 3447.8620 ou e-mail 31temas@gmail.com .

- 08h30 às 16h00 (Museu “Luiz de Queiroz”) – II Encontro de Formação Inicial e Continuada com o tema “Extensão Universitária: para que e para quem?”

O objetivo do encontro é gerar o processo de formação continuada entre as pessoas e grupos que trabalham com extensão no Campus e fortalecer os envolvidos nessa metodologia.  A palestrante será a  professora Maria Antonia Ramos de Azevedo, docente do Departamento de Educação, da UNESP, campus de Rio Claro. A realização é do Grupo de Articulação sobre a Extensão no campus "Luiz de Queiroz". Informações pelo telefone (19) 3429-4433.

- 14h00 (Sala da Congregação da ESALQ – Edifício Central) – Fórum ABAG – Por um agronegócio sustentável

Palestrante Luiz Cornacchioni, diretor executivo da ABAG.

Dia 08 de outubro (quarta-feira) 

- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – I Simpósio de Irrigação: tecnologia e fertirrigação

Profissionais da área, estudantes e produtores estarão reunidos nos dias 8 e 9 de outubro no I Simpósio de Irrigação: tecnologia e fertirrigação. O objetivo é discutir e apresentar técnicas atuais relacionadas ao uso da fertirrigação em diferentes culturas. A realização é do Grupo de Práticas em Irrigação e Drenagem (GPID) e Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ – 2015). Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.fealq.org.br até a véspera do evento.

- 08h00 às 17h30 (Anfiteatro Professor Urgel de Almeida Lima, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição – LAN) – XIII Simpósio Saiba mais sobre Alimentos

O objetivo é promover o acesso às informações tecnológicas, científicas e mercadológicas na área de alimentos que, juntamente com a formação acadêmica, possibilitará a estudantes e profissionais da área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, um desenvolvimento extracurricular sólido e atual, além de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Inscrições online: http://fealq.org.br. Informações pelo telefone (19) 3417-6604 ou pelo e-mail cdt@fealq.org.br.

Dia 09 de outubro (quinta-feira)

- 19h30 às 22h00 (Salão Nobre da ESALQ) – Mostra da Cultura Nipo Brasileira

Dirigida à comunidade piracicabana, a mostra contemplará apresentação de artes marciais, dança japonesa, karaokê, odori, Taiko e TOBALQ. Informações pelo e-mail cerimonial.esalq@usp.br .

- 19h00  Prêmio Empreendetec

A empresa e o profissional destaques em inovação tecnológica na região de Piracicaba serão homenageados na 6ª edição do o Prêmio Empreendetec. Na categoria empresa, a vencedora foi a Fermentec – Tecnologias em Açúcar e Álcool. Já na categoria profissional, o homenageado da noite será o diretor geral da Elring Klinger do Brasil, Hans Guenther Kurt Eckert. Outra homenagem será para a empresa Dínamo Automação Industrial, que receberá menção honrosa. A premiação é uma inciativa da ESALQTec – Incubadora Tecnológica em conjunto com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq), e conta com o apoio do Parque Tecnológico de Piracicaba e do APLA.  Informações pelo telefone (19) 3421-3500.

Dia 10 de outubro (sexta-feira)

- 14h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) - Bioética – tratamento com células tronco, clonagem, fecundação in vitro

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e funcionários da ESALQ e do CENA receberão orientações a respeito da valorização da vida. Serão abordados temas atuais e polêmicos que podem trazer muitas dúvidas sobre o que podemos e o que não podemos fazer para garantir o respeito e a dignidade da pessoa humana. O palestrante será Hélio Luciano, graduado em Filosofia Eclesiástica e Teologia pela Universidade de Navarra, Mestre em Bioética pela Universidade de Medicina de Navarra, Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Santa Cruz em Roma e, Membro da Comissão de Bioética da CNBB. A realização é do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da ESALQ. Informações pelo telefone (19) 3429-4150.

Dia 11 de outubro (sábado)

- 08h00 (Parque da ESALQ e Salão Nobre do Edifício Central) - Reunião de Congraçamento das turmas quinquenais e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo

Logo às 08h00 será servido um Café da Manhã no Parque, seguido do Hasteamento das Bandeiras (09h00) e da Sessão Solene (09h30). Nesta reunião de congraçamento serão homenageados ex-alunos das turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental. Comemoram seu ano jubilar de formatura as turmas de 1936-1940-1944-1949-1954 -1959-1964-1969-1974-1979-1984-1989-1994-1999-2004-2009. A entrada desses egressos no início da cerimônia tem se destacado como um dos pontos altos da Sessão.

Seguindo a cerimônia serão homenageados com uma placa pelos aniversários a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) pelos 40 anos; Serviço de Pós-Graduação (SPG) da ESALQ pelos 50 anos; ainda pelos 50 anos serão homenageadas as repúblicas Arado, Gato Preto e Poko Loko; Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) pelos 70 anos; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) pelos 80 anos; Universidade de São Paulo (USP) pelos 80 anos; Sociedade Rural Brasileira (SRB) pelos 95 anos; revista Scientia Agricola pelos 70 anos; o ex-aluno Fernando Penteado Cardoso pelos seus 100 anos de idade e 78 anos de formatura; Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz (CALQ) pelos 105 anos.

Outros tributos serão prestados ao professor João Lúcio de Azevedo, docente sênior do Departamento de Genética (LGN) e diretor da instituição entre 1991 e 1995, pelo título de professor emérito da ESALQ. Em outubro de 2013, a Congregação da ESALQ aprovou a indicação do nome do docente para outorga do título. A entrega da mais alta honraria concedida pela Escola ocorreu durante a 10ª Reunião Ordinária da Congregação realizada em 12 de dezembro de 2013.

Em 17 de setembro de 2014, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) divulgou a lista de engenheiros agrônomos que serão homenageados durante a 43ª Edição da Deusa Ceres. Entre aqueles que receberão o Prêmio Deusa Ceres, em abril de 2015, encontram-se egressos da ESALQ. São eles Luiz Carlos Sayão Ferreira Lima (Engenheiro Agrônomo do Ano), Sylmar Denucci (Medalha “Fernando Costa” - área de assistência técnica e extensão rural), Manoel Ortolan (Medalha “Fernando Costa” - área de cooperativismo), Sinval Silveira Neto (Medalha “Fernando Costa” - área de ensino) e José Osmar Lorenzi (Medalha “Fernando Costa” - área de pesquisa). Pelo fato desses egressos serem selecionados para receberem os prêmios instituídos pela AEASP, todos serão homenageados durante a cerimônia de congraçamento da 57ª Semana Luiz de Queiroz.

Os pesquisadores que foram agraciados com o Prêmio Fundação Bunge 2014 em Ciências Agrárias e Artes em 22 de setembro de 2014, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), também serão homenageados. São eles Hiroshi Noda (Vida e Obra) e Fernando Dini Andreote (Juventude).



Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531 / 02.10.2014


 

 

Atividades técnicas, científicas e culturais integrarão esta edição que acontece de 06 a 11 de outubro
Crédito: Tela de Sônia Maria de Stefano Piedade (floder Serviço de Produções Gráficas da ESALQ)

  

 

Copyright © 2010, CIAGRI/USP ESALQ/USP