Cine Peteco

_____Este projeto já existe há alguns anos, tendo sido retomado em setembro de 2004. Consiste em um espaço de exibição de filmes/codumentários de cunho crítico socio-ambiental, seguido de discussões mediadas por convidados (professores da Esalq, pós-graduandos, programas institucionais como o USP Recicla, e organizações da sociedade como a Sociedade Protetora dos Animais e a Sociedade Vegetariana Brasileira) ligados ao assunto.
_____O objetivo geral do CINE PETECO é a criação de um espaço cultural na ESALQ que, através da exibição de filmes de caráter reflexivo, estimule o debate sobre temas da atualidade, complementando a formação dos alunos da ESALQ, bem como de outras instituições de ensino.
_____Os filmes são exibidos em duas sessões, uma que atende os estudantes de cursos diurnos, às 19 horas; e outro que atendo os estudantes de cursos noturnos, às 16 horas. Atualmente o grupo conta com o apoio do Departamento de Ciências Biológicas, que sede o espaço e os equipamentos (som e projeção) do Anfiteatro Salim Simão para a exibição dos filmes.
_____O público atingido pelo CINE PETECO é composto por professores e estudantes (graduação e pós-graduação) da ESALQ, além de estudantes de ensino médio e de cursos pré-vestibulares de Piracicaba.

Filmes já exibidos:
-“21 Gramas”
Sinopse: Três pessoas, Paul (Sean Penn), Jack (Benicio Del Toro) e Cristina (Naomi Watts), têm seus destinos cruzados em função de um acidente. A partir dele serão testados os limites do amor e da vingança, assim como a promessa da redenção. Vinte e um gramas é o peso que uma pessoa perde no momento da morte. É o peso carregado pelos que sobrevivem.

-“Kill Bill Vol.1”
Sinopse: A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina, que trabalha em um grupo liderado por Bill (David Carradine) e que é composto principalmente por mulheres. Ela está prestes a se casar com Bill, mas no dia de seu casamento seu noivo e companheiras de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Ela fica 5 anos em coma, até despertar com um único desejo: vingança.

-“Declínio do Império Americano”
Sinopse: Numa casa de campo na região dos lagos canadense, quatro professores universitários preparam almoço enquanto conversam sobre os mais variados temas, de historiografia à sexualidade; ao mesmo tempo, num clube, quatro mulheres (esposas, amigas e amantes dos professores) também conversam sobre temas parecidos. À tarde os oito se encontram na casa para o fim do dia, onde as visões de cada um entram em conflito.

-“Dogville”
Sinopse: Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

-“Tiros em Columbine”
Sinopse: Tiros em Columbine tem em seu leque de assuntos vários tópicos abordados por Michael Moore. Entre eles, o primeiro seria os massacres com armas de fogo realizados por jovens nos Estados Unidos em diversas universidades e instituições de ensino médio; o segundo seria a facilidade com que as pessoas compram armas e como a sociedade norte-americana integra-as em seu dia-a-dia. Oscar de Melhor Documentário, ganho com um discurso que abalou muita gente.

-“Meu tempo é hoje”
Sinopse: Documentário que relata a vida e a obra do cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola, considerado um dos melhores do Brasil. O filme mostra sua biografia, influências, mestres e amigos, além de seu estilo simples de vida. Acompanha também hábitos do compositor desconhecidos do público, como restaurar carros antigos, marcenaria e a sinuca.

-“Adeus, Lênin!”
Sinopse: Outubro de 1989 era uma péssima época para alguém entrar em coma, principalmente se esse alguém morasse no leste da Alemanha – e isso foi precisamente o que aconteceu com a mãe de Alex, uma orgulhosa socialista. Alex tinha um grande problema em suas mãos, quando ela subitamente acordou oito meses mais tarde. Seu coração estava tão fraco, que qualquer choque poderia matá-la. E o que poderia ser mais chocante do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo, em seu amado leste alemão? Para salvar sua mãe, Alex transforma o apartamento da família numa ilha do passado, um tipo de museu socialista, onde sua mãe é carinhosamente levada a acreditar que nada mudou. O que começa como uma simples mentirinha, transforma-se numa enorme farsa, enquanto a irmã de Alex e alguns vizinhos são recrutados para manter a pretensa situação e fazem-na acreditar que no fim, Lênin realmente venceu!

-“Invasões Bárbaras”
Sinopse: Perto do fim de sua vida, Rémy (Rémy Girard) recebe a ajuda de amigos e de seu filho, de quem sempre fora afastado. Ele revive vários momentos de sua vida, sempre através de diálogos, ao mesmo tempo que seu filho tenta sua cura através de um ilegal tratamento com drogas. O filme faz um paralelo, a partir do 11 de Setembro, entre diversos temas da atualidade com as vidas de nossos personagens. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

-“Ilha das Flores”
Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

-“Muito Além do Cidadão Kane”
Sinopse: Documentário de Simon Hartog foi produzido em 1993 pelo Channel 4 e que acabou sendo vetado no Brasil, O documentário discute o poder da Rede Globo. Resumo: era o ano de 1965, durante a ditadura militar. Foi firmado um acordo ilegal mas muito vantajoso com o grupo Time-Life que representou a encarnação do desejo militar de integração nacional. O misterioso e oportuno incêndio nos estúdios paulistas da Globo, cujo seguro foi fundamental para a expansão da rede. O cancelamento da concessão da TV Excelsior em 1970, única empresa de TV a se opôr ao golpe militar e principal concorrente da Globo. Já na década de 90, o surgimento do escândalo NEC/Brasil. A cobertura tendenciosa da TV Globo sobre o movimento das Diretas-Já. O auxílio dado á tentativa de fraude nas eleições cariocas de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola e a edição tendenciosa do debate Collor/Lula em 1989.

-“A Carne é Fraca”
Sinopse: Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato - aparentemente banal - de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta. Com depoimentos dos jornalistas Washigton Novaes e Dagomir Marquezi entre outros.

-“O Mundo Cola”
Sinopse: Como um líquido 99% composto por água e açúcar pode transformar culturas e influenciar a vida de bilhões de pessoas? Em Mundo - Cola , descubra como um elixir medicinal, inventado por um farmacêutico dependente de morfina, transformou-se na bebida mais adorada em todo o planeta. Conheça as espertíssimas estratégias de marketing que fazem as colas serem consumidas mais de 900 milhões de vezes por dia, e saiba como você pode ter sido influenciado por elas, sem nem ter se dado conta

-“Super Size Me”
Sinopse: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

-“The corporation”
Sinopse: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

-“Cruzando o Deserto Verde”
Sinopse: Cruzando o Deserto Verde narra a vida daqueles que habitam as regiões onde a cultura ribeirinha foi substituída pela monocultura do eucalipto. A produção foi feita pela Rede Alerta contra o Deserto Verde, que reúne 70 entidades nacionais e internacionais, entre elas a FASE, maior ONG do Brasil, que tem filial em Vitória.

-“Terra para Rose”
Sinopse: O filme retrata a fé e a determinação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Rio Grande do Sul. A luta de 14 anos, conta com depoimento das famílias Sem Terra. Aborda Também os depoimentos dos fazendeiros e do dono da fazenda Anone a qual, o governo reconheceu como área improdutiva e seria alvo dos trabalhadores. Rose , é somente um grito que na época contava com mais de 100 mil trabalhadores, um grito coletivo , uma lição de cidadania, um pedido de respeito.

-“O Sonho de Rose”
Sinopse: Documentário sobre mudanças na vida de pessoas que foram agricultores sem terra e personagens do filme Terra para Rose. Dez anos depois, a cineasta reencontra seus personagens, que estão hoje assentados pelo Programa Nacional de reforma agrária e são pequenos produtores rurais em diversos locais do Rio Grande do Sul.

- "A Revolução Não Será Televisionada”
Sinopse: Documentário produzido pela BBC de Londres que mostra por dentro o golpe contra Hugo Chavez, na Venezuela, os bastidores daqueles que foram alguns dos dias mais tensos da história desse país. O filme começou a ser produzido nos meses que precederam a tentativa de golpe. Os documentaristas estavam na hora dos incidentes na sala de Chavez e registraram todas as etapas, inclusive a tentativa de deposição, no dia 11 de abril de 2002.

-" Uma Verdade Inconveniente"
Sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. É um documentário ambientalista e, por isso mesmo, político. O filme narra, em duas histórias paralelas, a vida de Al Gore e uma de suas palestras sobre mudanças climáticas, que ele realiza há 6 anos, perante um público principalmente jovem.

-" O Homem Elefante"
Sinopse: John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um "esquisito", mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.

-“Janelas da Alma”

-“Pro Dia Nascer Feliz”

-“Osama”

-“Quanto Vale ou é por Quilo?”

-“O Ano que Meus Pais Saíram de Férias”

-“Pequena Miss Sunshine”

-“Camelos Também Choram”

-“Obrigado por Fumar"

-“Fast Food Nation”

-“Our Daily Bread”

-“Terráqueos (‘Earthlings’)”

-“Não Matarás”