Estudo mapeia ácaros predadores de praga de roseiras na Colômbia

Autor: 
Diana Marcela Rueda Ramírez
Orientador: 
Gilberto José de Moraes
Programa: 
Entomologia
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
sex, 14/09/2018 - 08:00


Foi encontrada alta diversidade de ácaros predadores que podem controlar o tripes, uma praga importante no cultivo de rosas

Este estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), e teve como objetivo encontrar ácaros predadores no solo da região produtora de roseiras da Colômbia, para serem usados no controle de uma praga muito importante nesta cultura, o tripes. Como resultado deste trabalho, de autoria de Diana Rueda-Ramírez, encontrou-se uma alta diversidade de ácaros predadores, incluindo oito espécies totalmente desconhecidas. Foram descobertas também espécies que já vêm sendo utilizada para o controle de pragas em outras partes do mundo. A avaliação da população colombiana desta espécie, assim como de outra espécie muito comumente encontrada neste estudo sugeriu que ambas possam ser utilizadas na prática pelos produtores.

“Este é o primeiro estudo destes ácaros na região de Bogotá, principal área produtora de rosas na Colômbia. Embora sendo este um trabalho inicial, foi possível observar a grande diversidade que temos nos solos colombianos e o potencial destas em servirem para benefício dos produtores locais”, declarou a autora da pesquisa, que teve como orientador o professor Gilberto José de Moraes, do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, e como co-orientadora a professora Amanda Varela, colombiana, que atua na Pontificia Universidad Javeriana. “Realmente, muitas das espécies predadoras encontradas poderão ser avaliadas no futuro, buscando comparar sua eficiência à eficiência de espécies atualmente em uso em distintos países”.


Texto: Caio Albuquerque

Fotos: acervo pessoal da autora