Mistura de fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada garante nutrição nitrogenada adequada durante todo o ciclo da cultura milho

Autor: 
Hugo Abelardo González Villalba
Orientador: 
Paulo César Ocheuze Trivelin
Programa: 
Solos e Nutrição de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
sex, 25/05/2018 - 08:00

 

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) investigou o que acontece na cultura do milho quando dois fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada são misturados: ureia de liberação controlada (ureia recoberta com enxofre e polímeros) e ureia tratada com inibidor da enzima urease (NBPT). O estudo demonstrou que quando é utilizada essa mistura, a ureia tratada com NBPT disponibiliza N na fase inicial de desenvolvimento da cultura, enquanto que a ureia recoberta com enxofre e polímeros é responsável pela nutrição nitrogenada nos estádios mais avançados, especialmente nos estádios reprodutivos do milho. O trabalho também demonstrou que utilizando essa mistura de fertilizantes nitrogenados, é possível atingir níveis de produtividade de milho similares aos obtidos quando é aplicada ureia convencional, mas utilizando doses menores de N.

O trabalho, de autoria de Hugo Abelardo González Villalba, sob orientação do Prof. Paulo César Ocheuze Trivelin, sugere que os cultivares modernos de milho requerem de grande quantidade de N após o florescimento, o que pode ser garantido com a utilização de fertilizantes de eficiência aumentada. Este trabalho é pioneiro na utilização de fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada enriquecida em 15N.


Texto: Caio Albuquerque

Hugo Abelardo González Villalba
Fotos: acervo pessoal do autor

Siga-nos 

http://www.facebook.com/esalqmidias     http://www.twitter.com/esalqmidias