A relação entre florestas e a disponibilidade de água

Autor: 
Lara Gabrielle Garcia
Orientador: 
Silvio Frosini de Barros Ferraz
Programa: 
Recursos Florestais
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
ter, 09/10/2018 - 08:00


Estudo observa a composição e configuração da cobertura florestal na bacia hidrográfica e seus efeitos nos serviços hidrológicos

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) testou se o aumento da floresta nativa na bacia hidrográfica pode ser benéfico e até que ponto isto pode ocorrer quando se pensa em quantidade de água nos riachos.

O trabalho é de Lara Gabrielle Garcia com orientação do professor Silvio Frosini de Barros Ferraz, do departamento de Ciências Florestais e os resultados mostraram que existe um limiar de 50% de ocupação na bacia por floresta a partir do qual a disponibilidade de água e os picos de vazões diminuem consideravelmente. "A presença da floresta é essencial nas bacias agrícolas, sendo fundamental esta coexistência. No entanto, a proporção e posição da floresta da bacia podem ser melhor planejadas buscando otimizar os resultados positivos para conservação da água”, reforça a pesquisadora.


Texto: Caio Albuquerque
Vídeo: Divisão de Comunicação da Esalq

Foto: Gerhard Waller