Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Projeto de Reformulação do Website da ESALQ teve início em 14 de fevereiro de 2003 quando aconteceu a primeira reunião com os representantes indicados para participar deste projeto (relação disponível em www.esalq.usp.br/creditos.html).

Objetivos do projeto:
- desenvolver um website arrojado no aspecto visual e de conteúdo, transformando-o num dos principais meios de

  divulgação da instituição;
- padronizar o layout das páginas;
- disponibilizar informações atualizadas, através da manutenção setorizada, realizada pelos deptos./serviços/seções da

  Escola;
- oferecer acesso direto a fonte de informação através de links, evitando a duplicação de informações.

A Política do Site define as responsabilidades de cada departamento/assistência/divisão/serviço/seção da instituição, bem como de autores de páginas vinculadas a este site, a partir de 10 de outubro de 2003, data da sua implantação. Em maio de 2010, os membros da Comissão começaram a formatar suas atividades, que estão descritas no Mapa Estratégico, aprovado pelo Diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, em 3 de setembro de 2010.

Política do Website da ESALQ
 

1. Padronização do layout e conteúdo

 

1.1 Página principal

§         tarja superior: fundo de cor azul com nome da ESALQ por extenso, logotipo da USP e logomarca da ESALQ, data, apresentação de fotos da Escola em flash (lado superior esquerdo), botões “Localizar” / "Diretoria" / “Assessoria de Comunicação” e “Atividades Internacionais”;

§         abaixo da tarja superior: o caminho para o internauta localizar em que página está no site;

§         menu transversal: desenvolvido em linguagem JavaScript, com os itens “Instituição”, “Departamentos”, “Ensino”, “Pesquisa”, “Cultura e Extensão”, “Biblioteca”, “Associações”, “Unidades” e “Serviços”;

§         abaixo do menu transversal: fundo de cor branca, com os itens “Notícias” (dados incluídos pela Assessoria de Comunicação), “Avisos” (dados incluídos pela Assessoria de Comunicação, Serviço de Graduação, Serviço de Pós-Graduação, Serviço Cultura e Extensão Universitária, Assistência Financeira e Assistência Acadêmica), “Eventos” (dados incluídos pela Serviço de Cultura e Extensão Universitária), “Em Destaque” (dados incluídos pela Assessoria de Comunicação), “Contato”, além dos links: “Esalq para Vestibulandos”; “CIPA”; "USP Recicla"; "T & D da ESALQ", "Pólo Nacional de Biocombustíveis", “Mais informações”, “Mapa do Campus”, “Vídeos institucionais” e “Ouvidoria”.

§         rodapé: com os itens (em todas as páginas) “Créditos” / “Política do Site” / “Mapa do Site” (posteriormente, mantido pelos próprios departamentos/serviços/seções) / “Webmail” (link) / Intranet (de cada departamento/serviço/seção).

 

1.2 Página do departamento

§         tarja superior: fundo de cor azul, contendo: nome do departamento por extenso (caixa alta e baixa, fonte Arial, tamanho 16 a 20), apresentação de fotos (mínimo duas) do departamento (áreas de atuação, atividades ou prédios);

§         abaixo da tarja superior: caminho para o internauta localizar em que página está no site;

         menu transversal: desenvolvido em linguagem JavaScript, contendo os itens na seqüência que segue: “Home”, “Apresentação”, “Equipe”, “Laboratórios”, “Projetos”, “Eventos”, “Serviços”, "Ensino" e “Contato”. Após o item “Serviços” poderão ser incluídos outros itens que o departamento julgar necessário, finalizando com “Contato”;

§         abaixo do menu transversal: fundo de cor branca com a apresentação do conteúdo de cada item. O texto ou a figura apresentada é de inteira responsabilidade de cada departamento;

§         laboratórios: disponibilizar uma relação geral dos laboratórios e incluir link para o laboratório que tiver site próprio. É preciso indicar, pelo menos na página inicial do laboratório, o responsável pela elaboração e atualização dos dados;

§         rodapé: contém os mesmos itens que a página principal da Escola.

 

1.3 Página da assistência/divisão/serviço/seção

§         tarja superior: cor azul, contendo: nome da(o) assistência/divisão/serviço/seção por extenso (caixa alta e baixa, fonte Arial, tamanho 16 a 20), apresentação de fotos (mínimo duas) do setor (áreas de atuação, atividades ou prédios);

§         abaixo da tarja superior, o caminho para o internauta localizar onde está no site;

§         menu transversal: desenvolvido em linguagem JavaScript, com os itens na seqüência que segue: “Home”, “Apresentação”, “Equipe”, e “Contato”. Após o item “Equipe” poderão ser incluídos outros itens que a (o) assistência/divisão/serviço/seção julgar necessário, finalizando com “Contato”;

§         abaixo do menu transversal: fundo de cor branca com a apresentação do conteúdo de cada item. Os textos e figuras apresentados é de inteira responsabilidade de cada assistência/divisão/serviço/seção;

§         rodapé: contém os mesmos itens que a página principal.

 

1.4 Inclusão de links     

É fundamental a leitura da Portaria GR-3.361, de 22/08/2002, que estabelece a “inclusão de referências (links) nas

páginas eletrônicas da Internet da Universidade de São Paulo”, disponível em

www.recad.usp.br/drh/novo/legislacao/doe2002/portgr3361.html . Atenção: para incluir links de outras instituições

em páginas da USP, é necessário preencher os requisitos descritos nessa Portaria.

 

2. Registro de Subdomínios nos servidores

Portaria ESALQ no 10, de 05-05-2009, publicada no Diário Oficial de 07-05-2009.

Dispõe sobre normas de Registro de Subdomínios nos servidores “WEB” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

O Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), usando de suas atribuições legais, nos termos do art. 42, VII do Regimento Geral da USP, e art. 8º., § 2º., da Resolução nº. 4085/94 baixa a seguinte
PORTARIA:

Art. 1o – Ficam estabelecidos a “Política de Registro de Subdomínios nos servidores “WEB” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)”, no Anexo I, e os “Padrões de Inserção de Subdomínios nos Servidores “WEB” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)”, no Anexo II, que com esta são baixados.

Art. 2o – Fica também aprovado o modelo padrão de documento denominado “Termo de Responsabilidade para Abertura de Conta no Servidor WEB da ESALQ”, descrito no Anexo III.

Art. 3o – Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

3. Política de Privacidade

A Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) preocupam-se com a privacidade dos visitantes de seu website. Por esta razão, a Escola mantém uma Política de Privacidade para demonstrar o permanente compromisso e respeito com seu público.

Abaixo, critérios sobre esta política que foi estabelecida para garantir a privacidade das informações pessoais identificáveis ao acessar o site. A Política de Privacidade da ESALQ abrange todas as páginas que tiverem a identidade visual descrita no 1º. item da Política do Website da Escola.

§ a USP/ESALQ não se responsabiliza pelo conteúdo e pelas políticas de privacidade dos sites dos

     departamentos/serviços/seções ou dos sites direcionados por links (exs: laboratórios, institutos, núcleos de    

     pesquisas, associações e grupos de extensão);

§ os visitantes do site podem navegar pelos serviços e produtos, sem fornecer nenhuma informação pessoal,

     exceto quando precisar de mais informações sobre algum evento/acontecimento/projeto/produto/serviço da

     instituição: neste caso, será necessário identificar-se (nome completo, tel., e-mail e motivo do contato);

§ o site da USP/ESALQ possui informações pessoais identificáveis apenas dos funcionários, docentes e alunos

     da instituição e assegura a integridade, a segurança dessas informações por meio de tecnologia adequada;

§ os responsáveis pelo website comprometem-se a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do

     usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial;

§ o site não utiliza cookies e não tem acesso às informações coletadas desta forma pelos sites dos

     departamentos/serviços/seções ou direcionados por links;

§ a Política de Privacidade não contempla salas de bate-papo (chat), fórum de debates e outras áreas públicas de

     interatividade. Desaconselha-se ao usuário a exposição de dados pessoais que possam prejudicá-lo.

     A Política de Privacidade do Website da ESALQ foi estabelecida com base no Programa de Privacidade do

     Portal da USP disponível em http://www4.usp.br/index.php/privacidade.

 

4. Diretrizes gerais para criação de páginas vinculadas ao Website da ESALQ

As páginas WEB criadas por iniciativa de institutos, núcleos de pesquisas, associações, grupos de extensão, laboratórios, grupos de pesquisa, órgãos de cooperação e outros setores sediados no Campus ou que colaboram com as atividades da instituição, ficam sob a responsabilidade de seus autores.

Essas páginas serão hospedadas em servidor WEB específico para este fim e vinculadas ao Website oficial e da ESALQ.  Os autores devem ser, preferencialmente, servidores da USP (docentes ou não-docentes) devem seguir as seguintes diretrizes:

4.1 Elaboração de páginas na WEB

Tendo em vista que as páginas estarão ligadas ao Website da ESALQ, recomenda-se que os autores respeitem os seguintes critérios:

§ colocar o título da página em destaque na posição de cabeçalho;

§ colocar o nome e e-mail do responsável pela página, data de atualização na posição de rodapé, com tipo de

     letra diferente da usada no corpo de texto;

§ colocar os dispositivos de navegação (retorno à homepage, acesso à página anterior, página posterior etc);

§ realizar atualização periódica, removendo informações antigas;

§ evitar redundância de informação. Antes de criar uma página, verificar o que já existe no Website da ESALQ;

§ cada página deve conter, além do já citado, telefone, outras datas (de lançamento e de revisão), local de

     trabalho do autor e copyright.

 

4.2 Dados complementares

Recomenda-se que os autores criem páginas simples, com ênfase na estrutura lógica do texto, organizado em capítulos e seções, com recursos que facilitem a leitura, impressão e navegação.

 

Vale lembrar que um documento na WEB é bem diferente do documento impresso. Notas de rodapé e palavras sublinhadas, por exemplo, usados com freqüência em textos impressos, na WEB podem confundir o leitor.

 

Abaixo, algumas referências sobre como elaborar páginas na WEB:

§ em linhas gerais recomenda-se: evitar animação, som de fundo, diferentes tipos de letra, uso excessivo de

     imagens etc.

§ tamanho do documento: em geral, um documento na WEB deve ter o tamanho reduzido em 50% em relação ao

     original em papel. Por exemplo, se você deseja passar para a WEB um texto de 6 páginas A4, resuma o texto

     para 3 páginas. A razão é que a tela do computador é mais cansativa de ler do que o papel. Escreva parágrafos

     de no máximo 4 a 6 linhas. Separe os parágrafos com uma linha em branco. Documentos longos também

     podem ser quebrados em documentos menores e cada parte ligada a um índice.

§ evite problemas de impressão: lembre-se de que os browsers apresentam opção de imprimir, logo tome

     cuidado, pois documentos que contêm código não-padronizado (específico para certos browsers), páginas com

     frame, páginas com fundo escuro e texto colorido etc, costumam dar resultados imprevisíveis.

§ dicas para facilitar a leitura: na WEB, a maior parte dos usuários “examinam” o texto na tela. Isso é diferente de

     “ler” palavra por palavra. Ao “examinar” o texto, eles procuram por palavras que se destacam das demais: link,

     títulos de seções (headings) significativos, frases em listas com marcadores, tabelas e parágrafos que

     expressam idéias logo nas primeiras palavras do parágrafo.

§ use margens: as margens reduzem a quantidade de texto por linha, tornando o texto “mais arejado”, mais

     agradável de ser lido. Evite sublinhar palavras ou frases. Na WEB, texto sublinhado pode ser confundido com

     link.

§ crie links de tamanho moderado: o tamanho do texto do link é outro problema encontrado com freqüência.

§ evite o uso excessivo de imagens: a visualização de imagens é diferente nos diversos tipos de monitores de

     vídeo. Imagens grandes irritam o usuário, pois retardam a carga completa da página e pode levá-lo a desistir do

     documento. Use imagens somente se elas tiverem estrita relação com o texto.

§ utilize ferramentas de validação: a validação de documentos é um recurso que visa sobretudo garantir a

     portabilidade de um documento, ou seja, que o mesmo seja exibido por qualquer browser. Além disso, ajuda a

     descobrir falhas em links, erros e omissões no código HTML.

§ procure usar editor de HTML: editores são mais acessíveis para quem não tem prática com o código HTML. É

     importante destacar que o editor cria um código válido.

§ teste em mais de um browser: antes de publicar uma página, verifique se a mesma é exibida nos browsers

     mais utilizados (Communicator, Explorer).

 

Obs.: o item 3. desta Política  teve como base a Política do Site 2001-2002

 

Para outras informações, entrar em contato com a Assessoria de Comunicação (acom@esalq.usp.br) ou Seção Técnica de Informática da ESALQ (SIESALQ) (siesalq@esalq.usp.br).

 

Referências
BERNERS-LEE, T. (1995). Style Guide for Online Hypertext. Massachusetts Institute of Technology.
BURSTEIN, C. D. (1998) C. D. Best Viewed With Any Browser.
ISAACS, M. (1996). Guide to Good Practices for WWW Authors. Glasgow University.
KARP, T. (1998). Art and Zen of Web Sites. TLC Systems Corp.
LEVINE, R. (1995). Guide to Web Style. Sun Microsystems, Inc. 
NIELSEN, J. (1997). Be Succinct! (Writing for the Web).
NIELSEN, J. (1997). Top ten mistakes of Web design.
STEEL, D. W. (1998). Hints for Web Authors.
TONGUE, T. (1997). Doctor HTML v.5.
Imagiware, Inc


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