CCQ
Conteúdo |
O CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, foi criado em 1962 por Kaoru Ishikawa, professor da Universidade de Tóquio, visando estender o controle da qualidade a todos os níveis de uma empresa.
No Japão, nessa época, começou a vigorar a idéia de que a qualidade deveria ser responsabilidade de todos, pois atribuí-la a um grupo incentivava os demais a ignorá-la.
Cada CCQ é formado por um grupo de voluntários, com no máximo 10 pessoas, de um mesmo setor em uma organização. Esse grupo é treinado em algumas ferramentas da qualidade, como por exemplo as sete ferramentas estatísticas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Estratificação, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de Dispersão e Gráficos de Controle.
Visando estudar assuntos ligados à Qualidade Total, levantar problemas em sua área de atuação e apresentar soluções para os mesmos, usando as ferramentas da qualidade, o CCQ reúne-se semanalmente, por cerca de uma hora. As reuniões podem ser realizadas no horário do expediente, fora deste ou 30 minutos em cada etapa (dentro e fora do expediente).
Através de votação o grupo elege um líder e um secretário, que organiza a reunião. Quando o grupo detecta determinado problema ou uma possibilidade de melhoria, as idéias e soluções encontradas são levadas até a chefia pelo líder do CCQ. Se forem aprovadas serão implementadas pelo participantes deste CCQ.
O maior objetivo do CCQ é desenvolver a motivação no ambiente de trabalho. Assim, embora os CCQs contribuam para um aumento de competitividade da empresa, esta não deve ser a expectativa de sua atuação.
ANDRIANI, C.S. CCQ, a maneira correta de trabalhar. Brasília: Diagrama Consultoria em Qualidade Ltda. 1989. (ilustrada)
CAMPOS, V.F. Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996. 332p.
GREEN, C. Os caminhos da qualidade: como vencer os desafios da economia global. São Paulo: Makron Books / Editora SENAC São Paulo, 1995. 203p.
Voltar ao início