CCQ
CÍRCULO DE CONTROLE DA QUALIDADE

Conteúdo


  • Introdução

  • Filosofia

  • Objetivos

  • Referências bibliográficas

     

  • Introdução

     

    O CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, foi criado em 1962 por Kaoru Ishikawa, professor da Universidade de Tóquio, visando estender o controle da qualidade a todos os níveis de uma empresa.

    No Japão, nessa época, começou a vigorar a idéia de que a qualidade deveria ser responsabilidade de todos, pois atribuí-la a um grupo incentivava os demais a ignorá-la.

     

    Cada CCQ é formado por um grupo de voluntários, com no máximo 10 pessoas, de um mesmo setor em uma organização. Esse grupo é treinado em algumas ferramentas da qualidade, como por exemplo as sete ferramentas estatísticas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Estratificação, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de Dispersão e Gráficos de Controle.

    Visando estudar assuntos ligados à Qualidade Total, levantar problemas em sua área de atuação e apresentar soluções para os mesmos, usando as ferramentas da qualidade, o CCQ reúne-se semanalmente, por cerca de uma hora. As reuniões podem ser realizadas no horário do expediente, fora deste ou 30 minutos em cada etapa (dentro e fora do expediente).

    Através de votação o grupo elege um líder e um secretário, que organiza a reunião. Quando o grupo detecta determinado problema ou uma possibilidade de melhoria, as idéias e soluções encontradas são levadas até a chefia pelo líder do CCQ. Se forem aprovadas serão implementadas pelo participantes deste CCQ.

     

    Filosofia

     

    Como ferramenta da Gestão da Qualidade Total os CCQs têm a seguinte filosofia:

     

    Objetivo

     

    O maior objetivo do CCQ é desenvolver a motivação no ambiente de trabalho. Assim, embora os CCQs contribuam para um aumento de competitividade da empresa, esta não deve ser a expectativa de sua atuação.

     

    Referências Bibliográficas

     

    ANDRIANI, C.S. CCQ, a maneira correta de trabalhar. Brasília: Diagrama Consultoria em Qualidade Ltda. 1989. (ilustrada)

    CAMPOS, V.F. Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996. 332p.

    GREEN, C. Os caminhos da qualidade: como vencer os desafios da economia global. São Paulo: Makron Books / Editora SENAC São Paulo, 1995. 203p.

     

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