CUSTOS DA QUALIDADE

 

A CHAVE PARA A QUALIDADE TOTAL


Alexandre Rodrigues da Silva

arsilva@carpa.ciagri.usp.br

Gustavo de Souza e Silva

lpp@zaz.com.br

Hélen Figueirôa Costa

hfigueiroacosta@yahoo.com

Conteúdo


  • Introdução

  • A Gestão dos Custos

  • Os Custos da Qualidade

  • Gestão Estratégica de Custos da Qualidade

  • Referências Bibliográficas

     

  • Introdução

     

    Os Princípios dos Custos da Qualidade

    "Se a porta para a implantação da Qualidade Total é o Marketing,

    a chave dessa porta é o Custo da Qualidade."

    Os Custos da Qualidade podem ser interpretados de diversas formas, gerando muitas discussões. Uma delas diz que esses Custos referem-se ao valor despendido para todas as ações referentes à Gestão pela Qualidade Total. Porém, outros referem-se a esses Custos como sendo aqueles que ocorrem devido à falta de Qualidade em uma organização.

    Normalmente, os Custos da Qualidade procuram dar respostas para as seguintes perguntas:

      • Quanto a Empresa deixou de faturar devido à falta de Qualidade?
      • Qual o custo total da Qualidade?

    De uma forma ou de outra, os Custos da Qualidade tornaram-se importantes na medida em que passaram a representar uma ferramenta indispensável para avaliar a gestão empresarial.

     

    Custo da Qualidade => medida da Gestão da Qualidade => Gestão Estratégica da Empresa

     

    Qualidade x Custos

    A Qualidade é considerada a força competitiva mais poderosa para as empresas. Além disso a contabilidade moderna está baseada na Gestão pela Qualidade Total.

    A redução de custos pode ser alcançada através de programas de melhoria da Qualidade.

    Custos da Qualidade = custos do controle + custos da falta de controle

     

    Crosby: Qualidade & Custos

    "O Custo da Qualidade é a única chave para a implantação da Q.T.."

    "O Custo da Qualidade é a única forma de medir o sucesso da Q.T.."

    "O Custo da Qualidade é o catalisador que mostra claramente a todos as melhorias que ocorrem."

     

    A Gestão dos Custos

     

    A Gestão dos Custos durante muito tempo baseou-se no chamado Custeio Baseado no Volume, onde trabalhava-se basicamente com a Contabilidade Financeira, ou seja, no custeio dos volumes dos ativos de uma organização. Porém, há alguns anos, surgiu o conceito de Custeio Baseado em Atividades (ABC - Activity Based Costing), onde usa-se a teoria da Contabilidade Gerencial, isto é, custeio em função das funções, procedimentos, atividades e tarefas realizadas na organização.

    Neste sistema as atividades podem ser primárias ou de apoio, as quais devem garantir a qualidade e consumir recursos.

    Essas atividades podem ou não acrescentar valor ao Cliente, sendo que os esforços da empresa são para aquelas que acrescentam valor. As que não acrescentam valor representam desperdício e, portanto, devem ser eliminadas ou minimizadas através da Gestão pela Qualidade Total.

     

     

     

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    Os Custos da Qualidade

     

    A mensuração dos custos da qualidade para:

     

    Categorias de Custos da Qualidade => requer investimentos.

     

    Custos de Prevenção: investimentos para assegurar a Qualidade.

    Exemplos:

     

    Custos de Avaliação: investimentos para verificar a Qualidade:

    Exemplos:

     

    Custos das falhas externas: Custos devido a retrabalho após a expedição.

    Exemplos:

     

    Modelo dos Custos da Qualidade:

     

     

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    Gestão Estratégica de Custos da Qualidade

     

    Possui a função de fornecer dados internos e externos à empresa, gerando informações gerenciais.

    Baseando-se no sistema estratégico de custos, definindo que, para cada falha haverá uma causa; as causas são evitáveis; e a prevenção é sempre mais barata.

    O sistema estratégico de custos está em função da análise estratégica dos custos da qualidade e o custeio baseado em atividades (ABC).

    A análise ABC destaca os custos gerais - desde projeto e manutenção de campo até folha de pagamento e relações públicas - sobre os produtos e serviços que os utilizam. Isto dá um retrato claro das prioridades da qualidade e da redução de custos. 

    Qual a importância dos custos da qualidade?

    • visão e planejamento estratégico
    • competição global
    • contabilidade de custos, como o aumento do lucro
    • custeio baseado em atividades e qualidade total
    • indicadores de desempenho
    • custo da baixa qualidade
    • retorno sobre o investimento (ROI):
    y - x
    _____ . 100 = % ROI
       x

    onde, y = retorno monetário (aumento do lucro) e x = capital investido (custo em qualidade) .

     

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    Referências Bibliográficas

     

    CHASE, N. Cálculo de custos aumenta o lucro. Banas Qualidade, n. 82, p. 70-74. março/99.

    DRUCKER, PETER. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. 1995

    JURAN, J.M. & FRANK, M. G. Controle da Qualidade - Handbook. São Paulo: Makron Books, vol. 1, 1991.377p.

    NAKAGAWA, M. . ABC - Custeio Baseado em Atividades. São Paulo. 1995

    ROBLES, A. Custos da Qualidade: uma estratégia para competição global. São Paulo. 1994

    FPNQ. Critérios de Excelência: 1998. São Paulo

    GREEN, C. Os caminhos da qualidade: como vencer os desafios da economia global. São Paulo: Makron Books, Editora SENAC São Paulo, 1995. 204p. 

     

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