CUSTOS DA QUALIDADE
A CHAVE PARA A QUALIDADE TOTAL
Gustavo de Souza e Silva
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"Se a porta para a implantação da Qualidade Total é o Marketing, a chave dessa porta é o Custo da Qualidade." Os Custos da Qualidade podem ser interpretados de diversas formas, gerando muitas discussões. Uma delas diz que esses Custos referem-se ao valor despendido para todas as ações referentes à Gestão pela Qualidade Total. Porém, outros referem-se a esses Custos como sendo aqueles que ocorrem devido à falta de Qualidade em uma organização. Normalmente, os Custos da Qualidade procuram dar respostas para as seguintes perguntas:
De uma forma ou de outra, os Custos da Qualidade tornaram-se importantes na medida em que passaram a representar uma ferramenta indispensável para avaliar a gestão empresarial. |
Custo da Qualidade => medida da Gestão da Qualidade => Gestão Estratégica da Empresa
A Qualidade é considerada a força competitiva mais poderosa para as empresas. Além disso a contabilidade moderna está baseada na Gestão pela Qualidade Total.
A redução de custos pode ser alcançada através de programas de melhoria da Qualidade.
Custos da Qualidade = custos do controle + custos da falta de controle |
"O Custo da Qualidade é a única chave para a implantação da Q.T.."
"O Custo da Qualidade é a única forma de medir o sucesso da Q.T.."
"O Custo da Qualidade é o catalisador que mostra claramente a todos as melhorias que ocorrem."
A Gestão dos Custos durante muito tempo baseou-se no chamado Custeio Baseado no Volume, onde trabalhava-se basicamente com a Contabilidade Financeira, ou seja, no custeio dos volumes dos ativos de uma organização. Porém, há alguns anos, surgiu o conceito de Custeio Baseado em Atividades (ABC - Activity Based Costing), onde usa-se a teoria da Contabilidade Gerencial, isto é, custeio em função das funções, procedimentos, atividades e tarefas realizadas na organização.
Neste sistema as atividades podem ser primárias ou de apoio, as quais devem garantir a qualidade e consumir recursos.
Essas atividades podem ou não acrescentar valor ao Cliente, sendo que os esforços da empresa são para aquelas que acrescentam valor. As que não acrescentam valor representam desperdício e, portanto, devem ser eliminadas ou minimizadas através da Gestão pela Qualidade Total.
Modelo dos Custos da Qualidade:
Possui a função de fornecer dados internos e externos à empresa, gerando informações gerenciais.
Baseando-se no sistema estratégico de custos, definindo que, para cada falha haverá uma causa; as causas são evitáveis; e a prevenção é sempre mais barata.
O sistema estratégico de custos está em função da análise estratégica dos custos da qualidade e o custeio baseado em atividades (ABC).
A análise ABC destaca os custos gerais - desde projeto e manutenção de campo até folha de pagamento e relações públicas - sobre os produtos e serviços que os utilizam. Isto dá um retrato claro das prioridades da qualidade e da redução de custos.
Qual a importância dos custos da qualidade?
onde, y = retorno monetário (aumento do lucro) e x = capital investido (custo em qualidade) .
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