Módulos | Próxima | Anterior
 
 
  • Com o cursor posicionado em valor 1, marque o bloco onde estão os dados que serão contados. No nosso exemplo (Figura 1) corresponde às células A2:D8. A seguir clique na opção FINALIZAR (finish).
 
 
 
   Após sabermos s número de dados (n) que compõem a tabela (Figura 1), podemos calcular o número de classes. 

   Devemos posicionar o cursor em uma célula vazia e escolher a opção FUNÇÃO (function) do menu INSERIR (insert). 

   Em categoria da função devemos escolher TODAS (all) e em nome da função escolheremos RAIZ (SQRT), que retorna a raiz quadrada positiva de um número. 
 

 
 
 
   Após escolhermos FINALIZAR, teremos na célula escolhida o resultado da radiciação e, consequentemente, o número de classes. 
 
  • Agora devemos calcular a amplitude de classes, ou seja, o quanto a classe vai variar (tamanho da classe). Ela será obtida com o conhecimento do número de classes e dos valores mínimo e máximo da série de dados do nosso exemplo. Para encontrarmos os valores mínimo e máximo devemos prosseguir da seguinte maneira, sempre com o cursor em uma célula vazia:
   No menu INSERIR escolha a opção FUNÇÃO. Em categoria da função escolha a opção ESTATÍSTICA. Para o valor mínimo devemos escolher a opção MÍNIMO (min). Feito isso, clique em CONTINUAR.  
 
 

   Veremos então a caixa de diálogo abaixo. Com o cursor em  núm 1, devemos marcar o bloco onde estão os dados (A2:D8). Clique em FINALIZAR.  
 

 
 

   Para obter o valor máximo repita a operação, apenas mudando a opção em nome da função para MÁXIMO (max). 
 

 
 
 
Módulos | Próxima | Anterior
© Copyright 1998-2020 ESALQ/USP. Todos os direitos reservados. 
Por: Andrés E. L. Reyes (SIESALQ-ESALQ/USP) e Silvana R. Vicino (DME-ESALQ/USP)