Módulos | Próxima | Anterior
 
DIAGRAMA DE DISPERSÃO 
 
   O diagrama de dispersão fornece uma representação visual da relação existente entre duas variáveis, consiste em uma núvem de pontos. 

   Podemos traçar uma reta, um modelo matemático da associação entre essas variáveis, chamado Reta de Regressão. 

   Suponha uma empresa que deseja avaliar se o dinheiro empregado em propaganda resulta em maior número de vendas. Para tal, é necessário que se colete os dados de investimento gasto em propaganda e os dados referentes às vendas (Figura 1). 
  

Figura 1
 
   Inicialmente, colocaremos os dados na planilha, dispostos em duas colunas, uma representando a variável investimento em propaganda (X) e a outra a variável vendas (Y). Os valores da variável X estarão nas células A2 a A11, e os valores da variável Y nas células B2 a B11. 
  
Figura 2
 
   A seguir, construiremos o diagrama de dispersão, utilizando uma macro do Excel. 

   Do mesmo modo como foi ativada a macro "HISTOGRAMA", ativaremos agora a macro "REGRESSÃO". Escolha o menu FERRAMENTAS e a opção ANALISAR DADOS.... Veremos a seguinte caixa de diálogo: 
  

 
   Após clicarmos em OK, veremos uma nova caixa de diálogo ("Regressão"), onde determinaremos os intervalos Y e X. 
  
 
   O intervalo Y ocupa as células B2 a B11 e deve ser representado por $B$2:$B$11 no espaço reservado para "Intervalo Y de entrada". O intervalo X é preenchido de maneira análoga, sendo no nosso exemplo representado pelas células A2 a A11 ($A$2:$A$11). 

   Outra maneira para determinarmos os intervalos X e Y é através do mouse. Após ter aberto a caixa de diálogo "Regressão" devemos clicar com o mouse dentro do espaço reservado ao intervalo Y, para que o cursor se posicione em seu interior. Em seguida, devemos posicionar o apontador do mouse na célula B2, presionar o botão esquerdo do mouse e mantendo-o pressionado, arrastar o mouse, movimentando o apontador até a célula B11. Para o intervalo X o processo é idêntico, porém com as células A2 a A11. 

   Uma vez preenchido os intervalos X e Y, devemos escolher as opções "NOVA PLANILHA" e "PLOTAGEM COM AJUSTE DE LINHA" ainda na mesma caixa de diálogo. Para isto use o apontador do mouse dando um "clique" em cada função. 

   Para que o Excel efetue os cálculos, pressione "OK". 

   Os resultados numéricos, juntamente com o diagrama de dispersão, são armazenados em uma nova planilha (17). O diagrama de dispersão obtido deverá ser semelhante ao gráfico abaixo (Figura 3). 
  

Figura 3
 

 

Módulos | Próxima | Anterior
Copyright CIAGRI/USP - DME-ESALQ/USP. 
Por: Andrés E. L. Reyes (CIAGRI/USP) e Silvana R. Vicino (DME-ESALQ/USP)