Candidatura do Estudante

A maioria das universidades estrangeiras aceita estudantes internacionais na condição de aluno especial, permitindo que cursem disciplinas como estudante estrangeiro, desde que cumpram alguns requisitos. Para isso, o aluno precisará entrar em contato com a Universidade escolhida, verificar quais disciplinas pretende cursar e cumprir os procedimentos para candidatura exigido pela instituição no exterior.

Os documentos a serem apresentados para candidatura na instituição de destino geralmente são:

• Carta de apresentação, indicando a instituição de interesse;
  • Carta de recomendação de professor (referência);
  • Currículo;
  • Comprovante de proficiência no idioma do país de destino;
  • Histórico Escolar;
  • Plano de estudos aprovado por docente da ESALQ ou CENA.

Quando houver convênio entre a ESALQ ou a USP, qualquer estudante poderá solicitar autorização para realizar intercâmbio na instituição parceira, com isenção de taxas acadêmicas, desde que não seja realizado processo seletivo para a instituição no mesmo período.

Se aprovado pelo coordenador do acordo, o Serviço de Atividades Internacionais realizará a nomeação do estudante junto à instituição no exterior, a qual poderá aceitar ou não o pedido. Se aceito pela instituição de destino, o estudante deverá complementar a documentação com cópia da Carta de Aceite e de documento comprovando a contratação de seguro-saúde.