Enactus ESALQ

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora. A organização visa estimular a liderança e o empreendedorismo em jovens universitários que idealizam, desenvolvem e implementam projetos baseados em conceitos de negócios para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades.

A Enactus está presente em mais 1.500 campi universitários de 38 países, e conta com a participação de mais de 70.000 estudantes, que trabalham em projetos impactando aproximadamente 2 milhões de pessoas todos os anos.

O time Enactus ESALQ foi fundado em 2012 por alunos da Esalq que participaram do Projeto Bandeira Científica de 2006, que era coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os participantes do projeto, inspirados pelos que passaram naquela experiência, passaram a trabalhar para a construção de comunidades empreendedoras e sustentáveis na região de Piracicaba. Em 2013 o time conquistou o Prêmio ANDEF na categoria “Strong Spirit” com o projeto de inclusão socioprodutiva e permanência de jovens no meio rural na comunidade agrária do Serrote – Piracicaba, atingindo alunos e professores. Atualmente o time Enactus ESALQ USP já desenvolveu cerca de 10 projetos, sendo que 7 deles foram finalizados e 3 estão ativos e realizando atividades atualmente.

Áreas de atuação:
Empreendedorismo, empreendedorismo social, setor 2,5, emprego e renda, gestão de equipe, gestão de comunidades, identificação de vulnerabilidade,Grupos sociais vulneráveis.

Responsável(is):

Prof. Luciano Mendes