ABIU
Pouteria caimito (ruiz & Pavan) Radlk
Sinon.: Achras caimito Ruiz et Pavan, Lucema caimito
Roern. et Schult., Labatia caimito Pierre
Família: SAPOTACEAE
 Nomes comuns: abieiro, abiurana.
 
  CARACTERÍSTICAS GERAIS 
 
Árvore de até 10 m de altura. Tronco irregular, ramos novos com pilosidade ferrugínea. Folhas simples, obovadas ou elípticas, base aguda, glabras ou raramente com pêlos esparsos, nervuras proeminentes, de 5 a 20 cm de comprimento. Flores solitárias nas axilas  das folhas ou em 2 a 5 fascículos, sésseis ou curtissimamente pediceladas, brancas ou branco-esverdeadas. Fruto baga, globosa ou oblonga, obtusa ou acumiada, amarela quando madura, com 1 a 4 sementes escuras com uma faixa mais clara num dos lados. 

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA 

Ocorre desde a Costa Rica até a Amazônia Central e também no litoral do Brasil, desde Pernambuco até o Rio de Janeiro. Ocorre geralmete em áreas abertas de formações florestais, mas é mais comum em terras periodicamente inundadas, em áreas baixas dessas florestas tropicais. 

USOS MAIS FREQUENTES 
 
Além de ser um fruto comestível muito apreciado para sorvete, doces e ao natural, têm propriedades medicinais, sendo útil nas afecções pulmonares, anti-diarréico e febrífugo. Muito cultivado no Sudeste em quintais e pomares domésticos.

Flor:  Fevereiro a março.
Fruto: Abril a maio.