ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Gimnospermas

  Chriptoméria

  Cryptomeria japonica (L.f.) D.Don 

Sinon.: Cupressus japonica L.f.
Família: TAXODIACEAE
Nomes comuns: cedro-japonês, araucária-do-japão.


 CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Árvore de copa piramidal ou colunar, monóica, alcançando até 40m de altura, com ramos estendidos e ramos densamente cobertos de folhas lineares de coloração verde-azulada, dispostas em espiral, de l a 1,5 cm de comprimento.  Os cones masculinos são ovais e aglomerados nas extremidades dos ramos, medindo até l cm de comprimento.  Os cones femininos são globosos e de aparência espinescente, medem de 1,5 a 2 cm de comprimento e também estão dispostos na extremidade dos ramos. 

ORIGEM E USO
A criptoméria foi encontrada primeiramente no Japão e posteriormente na China, sendo rica em variedades e cultivares.  Espécie ornamental, de crescimento rápido, sendo utilizada como cerca-viva e para Bonsai, e na sua forma juvenil, como árvore de Natal. 
Sua madeira é também interessante para a indústria de papel e recomendada para reflorestamento em regiões de clima mais ameno. A madeira é leve mas de alta durabilidade, facilmente trabalhável.  Dela se extrai uma resina empregada para fabricação de verniz.  As folhas têm também certo valor como adubo, devido a sua composição química bem balanceada. 



Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine