ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Gimnospermas

  Pinheiro-do-Brejo

  Taxodium distichum (L.) Rich.

Sinon.: Cupressus disticha L.
Família: TAXODIACEAE
Nomes comuns: cipreste-calvo.


 CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Árvore de porte elevado e copa piramidal, monóica, com até 40 m de altura, geralmente ocorrendo em locais encharcados.  Folhagem caduca, tornando-se alaranjada à medida que se aproxima o inverno, época em que todas as folhas caem.  A casca é avermelhada ou castanha, espessa, desprendendo-se em lâminas irregulares.  Os ramos, estendidos horizontalmente, sustentam folhas lineares, de l a 2 cm de comprimento, verde-claras, que no início do inverno, antes da queda, tomam coloração amarela ou alaranjada.  A árvore rebrota na primavera, tornando-se novamente verde. Os cones masculinos estão dispostos no ápice dos ramos, aparecendo antes da rebrota das folhas, e medem de 7 a 13cm de comprimento.  Os femininos são globosos ou ovais e castanhos, medindo de 2 a 2,5 cm de diâmetro. 
Quando vegeta em lugar úmido e atinge a idade de 25 a 30 anos, a árvore desenvolve pneumatóforos nas raízes, que parecem ter dupla função: sustentar a árvore num meio em que lhe falta outro apoio (solo de brejo) e uma vez que o encharcamento do solo impede sua aeração. 

ORIGEM E USO
Esta espécie é nativa dos sudeste dos Estados Unidos e é muito cultivada nos outros países. Por ser muito ornamental, é cultivado em praças e jardins, e tem ainda, possibilidades madeireiras pelo seu bom incremento lenhoso.  A sua madeira vai de rósea até vermelho-amarelada, macia, leve e durável, fácil de trabalhar, sendo de grande potencial para a área de construção civil. 


Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine