ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Gimnospermas

  Araucária-da-Austrália

  Araucaria bidwilli W.Hooker.

Família: ARAUCARIACEAE


 CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Esta araucária é uma árvore alta, podendo alcançar até 40m de altura, dióica, de porte robusto e elegante.  A copa é piramidal quando jovem, simétrica e densamente ramificada mantendo por muito tempo os ramos inferiores.  O tronco tem casca grossa.  Possui ramos laterais pendentes e as folhas aparentemente são dísticas, oval-lanceoladas, de 2 a 5cm de comprimento, com o ápice bastante acuminado, grossas e brilhantes.  Nos indivíduos masculinos os cones são cilíndricos, medindo de 10 a 20 cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro, e nos femininos os cones são globosos e medem aproximadamente 25cm de comprimento e 20 cm de diâmetro.

ORIGEM E USO
Esta araucária é nativa da Austrália e Nova Zelãndia, e de todas as araucárias esta é a que mais se parece com o pinheiro-do-Paraná. É cultivada principalmente como ornamental, mas tem também grande potencial para exploração da madeira, que é de boa qualidade para construção civil e marcenaria. É uma das melhores e mais bonitas espécies para cultivo em vasos. 


Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine