ESALQ Home Page USP OnLine Pgina Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educao Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores de Madeira
  de Lei
Up
Down

Para a elaboração dessa trilha foram consideradas madeiras de lei aquelas que apresentavam boas características de durabilidade, resistência e densidade, e que são normalmente usadas na construção civil, obras externas e confecção de móveis e peças decorativas. Algumas destas espécies são difíceis de serem encontradas nas florestas naturais, seja pela sua própria característica de ocorrência rara ou pelo extrativismo histórico excessivo.

   Mapa da Trilha

Neste trabalho, cada espécie está acompanhada de um resumo contendo sinonímias botânicas (nomes botânicos não válidos área de ocorrência e características gerais. No final deste livreto encontra-se um mapa do parque, indicando o caminho a ser percorrido a fim de que se possa observar todas as árvores descritas na trilha.

Sucessão Ecológica

No ciclo de crescimento ou regeneração de uma floresta, podemos distinguir fases com características peculiares, como a fase de clareira, a de construção e a de floresta madura. Durante este ciclo, ocorre acréscimo ou substituição sequencial de espécies da comunidade, acompanhado de alterações na abundancia das espécies anteriormente presentes e nas condições físico-químicas locais, resultando na modificação abrupta ou gradual da comunidade. As espécies descritas nesta trilha foram classificadas de acordo com as seguintes fases sucessionais:

  • PIONEIRA: espécie capaz de invadir áreas abertas, germina a pleno sol, tem crescimento rápido, vida curta, baixa densidade da madeira (madeira branca), com muitas sementes, geralmente dispersas por animais.
  • SECUNDÁRIA INICIAL: espécie inicial da sucessão, aparece junto ou pouco depois das pioneiras na escala sucessional em áreas com reocupação vegetal, germinam em luminosidade intermediária.
  • SECUNDÁRIA TARDIA: espécie final de sucessão, típica das florestas mais preservadas, de crescimento lento e alta densidade de madeira, geralmente dispersa pelo vento. No caso das matas de planalto, essas espécies correspondem aquelas do mais avançado estádio de sucessão, devido a deceduidade das espécies, sazonalidade regional e outras características dassas matas.
  • CLIMAX: espécie mais final da sucessão, de crescimento lento, fase inicial na sombra, alta densidade da madeira, vida longa, poucas sementes/indivíduos, de dispersão variada, fase mais adiantada e estável da sucessão.

Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine