ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Medicinais

  Magnólia-Amarela

  Michelia champaca L.

Família: MAGNOLIACEAE

 
CARACTERÍSTICAS GERAIS

Árvore de porte médio. Tronco ramificado desde a base, com casca lisa, de coloração acinzentada e com cicatrizes amareladas nos ramos novos. Folhas simples, elípticas, base aguda, ápice acuminado, glabras, coriáceas, margem levemente ondulada, de coloração verde brilhante na face superior e esbranquiçada na face inferior, com até 28 cm de comprimento. Flores amarelo-alaranjadas, com estames numerosos e muito perfumadas. Fruto com muitos carpídeos lenhosos, isolados, originário de ovário de folhas carpelares livres. Cada carpídeo possui uma ou duas sementes, que são liberadas através de sua abertura. 







OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCI
AS 
Espécie perenifólia Originária da Ídia, ocorre também nas matas da Malásia e da Indonésia. No Brasil, é basicamente utilizada como ornamental. 


USOS POPULARES
O chá de suas folhas é indicado no combate às infecções da garganta. A casca, após a decocção, possui propriedades empépticas, estimulantes, tônicas e diuréticas. O óleo das sementes é empregado, em fricção, contra dores articulares e reumatismo. 

Flor: Dezembro a fevereiro
Fruto: Fevereiro a outubro


Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine