ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Areca-bambú

  Chrysalidocarpus lutecens Wendl.

Sinon.: Areca lutecens Bory, Areca madagascariensis Mart.
 
 
Palmeira que se desenvolve em densas touceiras, sendo muito cultivada em parques e jardins pelo seu aspecto ornamental. É também conhecida como PALMEIRA DE MADAGASCAR, devido ao seu local de origem. Apresenta vários estipes, de 5 a 10 m de altura e de 10 a 15 cm de diâmetro (DAP), cilíndricos e amarelados, sem espinhos ou acúleos. 
  Suas folhas são pinadas, de 1,5 a 2,5 m de comprimento e os folíolos são firmes, de coloração verde-clara, lanceolados e estreitos. O termo lutecens significa amarelado, coloração característica da bainha, pecíolo e ráquis. 
É uma planta monóica, e sua inflorescência possui cerca de 70 cm de comprimento, com uma espata de 25 a 35 cm de comprimento, coriácea, amarelada, que se desprende da planta antes da abertura das flores, também amareladas. Os frutos são amarelo-claros, ovóides e de endocarpo fibroso. Floresce quase o ano inteiro, mais intensamente de outubro a março. 
 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine