ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Macaúba

  Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.

Sinon.: Cocos aculeata Jacq., Acrocomia sclerocarpa Mart.
 
  
Esta palmeira nativa do Brasil, econtrada em São Paulo, Minas gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia, em ambientes de maior umidade e fertilidade, é também conhecida como MACAÚVA, COCO-DE-CATARRO, BOCAIÚVA, ALÉM DE OUTROS NOMES. com uma altura de 10 a 15 m e 20 a 30 cm de diâmetro (DAP), apresenta estipe aculeado que conserva, por muitos anos, os remanescentes da base das bainhas foliares.
  Possui folhas pinadas, com 3 a 5 m de comprimento, aculeadas e com folíolos lanceolados, de coloração verde-escuro, desigualmente distanciados. 
É uma planta monóica e sua inflorescência interfoliar, de 0,7 a 1 m de comprimento, é muito ramificada e possui uma espata lenhosa e aculeada. Floresce quase o ano inteiro, porém com maior intensidade de outubro a janeiro e os frutos amadurecem principalmente na primavera e verão do ano seguinte. Seu estipe é empregado em construções rústicas e as folhas, além de forrageiras, fornecem fibras têxteis para confecção de redes e linhas de 
pescar. O fruto, globoso e de coloração acastanhada, possui uma casca lisa e quebradiça, cuja polpa, fibrosa e amarelada, é consumida ao natural. A semente fornece óleo comestível de boa qualidade. Devido ao seu valor ornamental, deve ser empregada no paisagismo em geral.
 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine