ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Buri

  Polyandrococos caudescens (Mart.) Barb. Rodr.

Sinon.: Diplothemium caudescens Mart.
 
É palmeira nativa do Brasil, ocorrendo na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, na condição de mata atlântica, sendo também conhecida por PALMITO AMARGOSO e PALHA BRANCA. O estipe único, de 3 a 6 m de altura, é anelado e com 20 a 25 cm de diâmetro (DAP).  
As folhas pinadas, com comprimento variando entre 2 a 4 metros, são de coloração verde-clara a prateada na face inferior e verde mais escuro na superior.  É uma planta monóica, com inflorescência interfoliar medindo de 0,8 a 1,2 m de comprimento e com flores amarelas. Floresce de março a junho, com a maturação dos frutos, de coloração laranja-escuro, ocorrendo até março do ano seguinte.  
Seu estipe é empregado em construções rústicas, como caibros e ripas, e os frutos são consumidos por várias espécies de animais.
É extremamente ornamental, principalmente pela delicadeza de sua folhagem verde-prateada, podendo ser empregada, com sucesso, no paisagismo em geral.
 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine