ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Palmeira Leque-da-China

  Livistona chinensis (Jacq.) R. Br.

Sinon.: Latania chinensis Jacq., Livistona oliviformis (Hassk.) Mart.
 
  
Essa espécie é a mais popular de todas as palmeiras de leque do gênero Livistona, podendo ser facilmente reconhecida, quando adulta, pelas folhas que apresentam a metade terminal dos segmentos pendentes, com ápice profundamente bífidos. Originária da Chia, também é conhecida por FALSA LATÂNIA. Possui um estipe de 8 a 15 m de altura e 20 a 25 cm de diâmetro (DAP). 
  As folhas são palmadas, e as mais velhas permanecem junto ao estipe por um certo período de tempo. Os segmentos foliáres, de coloração verde-escuro, possuem as nervuras centrais amareladas e os pecíolos, de 1,5 a 2 m de comprimento, apresentam, na margem, uma fileira de espinhos. . A bainha constituída por uma malha de fibras de coloração acastanhada.  Planta monóica, cuja inflorescência interfoliar, de 1,5 m de comprimento  bastante ramificada, apresenta várias bráctes sobrepostas envolvendo a base da ráquis. Os frutos, muito procurados pelos pássaros, são esféricos, inicialmente verde-azulado e preto quando maduros.  
 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine