ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Palmeira Rabo-de-Peixe

  Caryota urens L.

Sinon.: 
 
  
O gênero Caryota é um dos poucos que apresenta folhas bipinadas. Esta espécie originária da Índia e Malásia possui estipe único, robusto, de 10 a 18 m de altura e 20 a 40 cm de diâmetro (DAP). Essa espécie é uma das quais se pode extrair o verdadeiro sagu comercial é produzido industrialmente a partir de outras espécies, como a fécula da mandioca.  
Suas folhas atingem até 5 m de comprimento, com folíolos em forma de cunha, serreados no ápice, semelhantes a um rabo de peixe. A bainha é lisa e bem destacada. 
É uma planta monóica, com inflorescências de 2 a 4 m de comprimento e numerosos ramos pendentes com cerca de 1 m de comprimento. Os frutos são avermelhados quando maduros, e recobertos por cristais de oxalato de cálcio, urticantes no manuseio. Floresce pela primeira vez, aproximadamente, aos 13 anos de idade e a partir daí, durante 5 a 7 anos, produz, anualmente, várias inflorescências. Quando os frutos amadurecem, na última frutificação, a palmeira morre, terminando o seu ciclo. É usada como planta ornamental. Suas folhas fornecem fibras para confecção de cordas, pincéis, cestos e outros artigos. Da sua seiva, obtida através do sangramento do estipe, produz-se um vinho muito típico na Índia.  
 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine