ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Livistona

  Livistona australis Mart.

Sinon.:
 
Palmeira originária da Austrália, com altura que pode ultrapassar 18 m e diâmetro (DAP) em torno de 30 cm. Seu estipe esguio possui cicatrizes foliares bem marcadas. 
As folhas são palmadas, possuem de 0,9 a 1,2 m de diâmetro e as mais velhas, mesmo secas, são mantidas junto ao estipe, por um longo período. Tal conformação confere à espécie o nome de "FALSA PALMEIRA DE SAIA".
Os pecíolos, de 1 a 1,5 m de comprimento, são espinhosos e mais dilatados na base. Os segmentos foliares apresentam ápice profundamente bífido e a metade terminal pendente e delicada. A coloração é verde-brilhante, com nervura amarelada, o que resulta num aspecto verde-dourado à folhagem. É uma planta monóica e sua inflorescência interfoliar, com espata de coloração acastanhada, é bastante ramificada e pendente.
O florescimento ocorre entre agosto e outubro. Os frutos, esféricos e de coloração preta, ficam maduros a partir de janeiro e são bastante apreciados pelos pássaros.
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine