ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Tamareira Anã

  Phoenix roebelenii O'Brien

Sinon.: Phoenix loureiri Kunth ex H. B. K
 
É uma pequena palmeira, originária da região de Laos (Ásia), largamente cultivada, como planta ornamental, nos trópicos e nas regiões subtropicais e temperadas. Possui estipe de 2 a 4 m de altura e com cerca de 10 cm de diâmetro (DAP). As plantas femininas normalmente ocorrem agrupadas em grandes touceiras. A copa é densa, com grande número de folhas pinadas e graciosamente curvadas.

Os folíolos verde-escuros são lanceolados e medem cerca de 20 cm de comprimento. Os folíolos da base do pecíolo são transformados em espinhos de coloração amarelada. É uma planta dióica e sua inflorescência interfoliar, com 50 cm de diâmetro, apresenta longa ráquis pendente, com espata coriácea de até 40 cm e numerosas ráquilas, onde surgem as flores. Seus frutos oblongos, com cerca de 1,5 cm de comprimento, são numerosos, de coloração variando de vinho a preta quando maduros. 
É uma das melhores palmeiras anãs usadas no paisagismo, muito adequada para decoração de interiores e terraços.
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine