ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Brejaúva

  Astrocaryum aculeatissimum (Schott) Burret

Sinon.:Astrocaryum ayri Mart., Toxophoenix aculeatissima Schott
 
Palmeira nativa do Brasil, ocorrendo desde Santa Catarina até o sul da Bahia, no complexo atlântico, com exceção do mangue, chegando até as formações florestais interioranas, normalmente em locais de maior umidade. É também conhecida pelos nomes de BREJAÚBA, COCO-AIRI e TUCUM VERDADEIRO. Possui vários estipes, com 8 a 10 m de altura, densamente revestidos de longos acúleos, fortes e pretos. 
Sua folhas medem de 2 a 3 m de comprimento e seus folíolos são lanceolados, com uma coloração verde-escura na face superior e verde-clara na face inferior. A bainha é fibrosa e aculeada.
É uma planta monóica, com inflorescência interfoliar, de 50 cm de comprimento e flores amarelo-creme, protegida por uma espata coriácea revestida de espinhos. Os frutos, que chegam até a 6 cm de comprimento, são ovóides, cobertos por uma pilosidade acastanhada e apresentam uma saliência apical bem definida.

O florescimento ocorre no verão e os frutos amadurecem no final da primavera.  As fibras das folhas são usadas na produção de vassouras e chapéus, e o estipe, muito duro, em ripas e bengalas. O endosperma líquido do fruto jovem tem propriedades medicinais, sendo usado como laxativo e contra a icterícia, e, no fruto maduro, o endosperma carnoso é indicado como vermífugo.
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine