ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras I

  Rápis

  Rhapis excelsa (Thumb.) Henry ex Rehder

Sinon.: Chamaerops excelsa Thumb
 
Também conhecida como PALMEIRA DAMA, essa palmeira é originária da China. O termo Rhapis vem do grego (cana) devido ao estipe que apresenta nós e entre-nós bem definidos como a cana. Apresenta estipes multiplos, verde-amarelados, com 1 a 5 m de altura e de 2 a 3 cm de diâmetro (DAP), de forma delicadas, porém duros, eretos e cobertos por restos fibrosos das bainhas. 
As folhas são palmadas, divididas em 5 a 10 segmentos foliares serreados no ápice, e bordos levemente dentados, de coloração verde-escura brilhantes. Os pecíolos são muitos delgados, porém, rígidos. 
É uma planta dióica. Sua inflorescência de 10 a 20 cm de comprimento, com flores de coloração creme, aparece principalmente na axila das folhas do topo do estipe, sendo protegida, quando jovem, por uma espata pequena e acanoada.

Os frutos oblongos possuem sementes pequenas e brilhantes. 
Além de ser amplamente cultivada pelo aspecto ornamental, possui também aplicação industrial, pois os seus estipes são transformados em bengalas e cabos de guarda-chuvas. 
  Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine