ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras II

  Sabal-Anão

  Sabal minor (N. J. Jacquin) Persoon.

Sinon.: Brahea minima (Nutt.) H.Wendl.;Chamaerops acaulis F.Michx; Corypha pumila Walt; Corypha minor N.J.Jacquin; Sabal adansonii Guersent; Sabal lousiana (Darby) Bombard; Rhapis acaulis Walter ex Wild.
Nomes comuns: sabal-acaule. 

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS

Originário dos Estados Unidos. É de crescimento lento e sua propagação é feita por sementes que germinam em 2 a 3 meses.


UTILIDADES

Espécie de interesse paisagístico por ser acaule, tolerante ao sol, além de ser adequada para cultivo em jardins. Pode ser plantada isoladamente ou em grupos.



CARACTERÍSTICAS GERAIS

Palmeira solitária, chegando a ter até três metros de altura. Desprovida de estipe, que quando presente se apresenta curto ou subterrâneo. Folhas em leque, profundamente dividida em segmentos que se apresentam rijos, de coloração verde a verde-azulada.  
Espádice muito ramificada, grande, e projetando-se acima das folhas, com flores bissexuais e de coloração branca. Frutos globosos, de 0,6 a 1cm de comprimento e de 6 a 8 mm de diâmetro e de coloração marrom a negra.  

Flor: Nos meses de outono e inverno.  
Fruto: Nos meses da primavera e verão.

 
Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine