ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras II

  Fênix

  Phoenix rupicola T. Anderson

Sinon.:
Nomes comuns: tamareira-do-rochedo.


OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS

Nativa da Índia, onde geralmente aparece em regiões montanhosas e rochosas.


UTILIDADES
Espécie com grande valor ornamental, devido a sua graciosa folhagem. Adequada para parques e jardins, a meia-luz ou pleno sol, podendo ser plantada isoladamente, em grupos ou fileiras. 











CARACTERÍSTICAS GERAIS

Palmeira de até 8m de altura, de hábito solitário, estipe delgado, com aproximadamente 15 a 20 cm de diâmetro. Diferentemente das outras espécies de Phoenix, o estipe de P. rupicola é geralmente desprovido da cobertura de bainhas persistentes, ou a possui apenas em pequena quantidade. Folhas pinadas, verde-brilhantes, de cerca de 3m de comprimento, elegantemente arqueadas e pedunculares. Folíolos numerosos, rígidos, de fina textura, verde-brilhantes, os da base transformados em espinhos longos. Espécie dióica. Espádice interfoliar, pequena, muito ramificada e peduncular, com flores de coloração creme tanto em plantas masculinas quanto em femininas. Frutos oblongos, de cerca de 20 mm de comprimento e coloração púrpura-brilhante quando maduros, destacados pela beleza. Sementes com sulco longitudinal. 

Flor:  Nos meses de verão. 
Fruto:  Nos meses de inverno.

 
Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine