ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras II

  Palmeto

 Sabal palmetto (Walter) Loddiges ex J.A. & J. H. Schultes

Sinon.: Chamaerops palmetto (Walter) Michx., Sabal parviflora Becc., Sabal viatoris L. H. Bailey; Sabal jamesiana Small.
Nomes comuns: sabal-da-flórida.
 
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS
Palmeira originária da Flórida e da região caribenha. Possui cerscimento lento, e a propagação é feita por meio de sementes que germinam em 2 a 3 meses, podendo também ser obtida por divisão de touceiras. Ocorre em áreas inundadas, savanas e perto do oceano.






UTILIDADES

Usada no paisagismo em geral, devido ao belo efeito ornamental do seu tronco quando a planta ainda jovem, além de adaptar-se bem a diferentes solos e situações.





CARACTERÍSTICAS GERAIS

Palmeira que atinge até 20m de altura, estipe solitário, com cerca de 35cm de diâmetro, de coloração acinzentada, frequentemente coberto pela bainha persistente das folhas, tornando-se liso quando mais velho. Folhas simples, em forma de leque, com segmentos unidos por quase 1/3 do seu comprimento, com cerca de 1,2m de comprimento e 1,8m de largura, coloração variando do verde ao amarelo esverdeado. Pecíolo com até 1,8m de comprimento. Espádice comprida tanto quanto as folhas, e atinge até 2,4m de comprimento, ramificada, interfoliar, com flores de coloração branca. Frutos com cerca de 1,5cm de diâmetro, esféricos e de coloração negra. 

Flor: Nos meses de verão. 
Fruto: Nos meses de inverno.

 
Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine