ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras II

  Palmeira-de-Natal

 Veitchia merrilli (Becc) H. E. Moore

Sinon.:
Nomes comuns: camadórea-bambu.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS

Originária das Filipinas. É de crescimento moderado, e sua propagação é por meio de sementes que germinam em 1 a 2 meses.
















UTILIDADES

Palmeira ornamental, elegante e distingue-se pela folhagem compacta e pelo colorido vermelho dos frutos durante a maturação.


CARACTERÍSTICAS GERAIS

Palmeira que atinge até 8 m de altura. De hábito solitário, com estipe delgado, levemente anelado e de coloração cinza-claro a escuro. O palmito é curto, porém de grande circunferência. Folhas pinadas, arqueadas, com folíolos largos, eretos e depois recurvados, dispostos compactamente, margens curvadas para baixo, com coloração verde brilhante, com 1,2 a 1,8 m de comprimento. Pecíolo com aproximadamente 20 cm de comprimento. Espádice localizada no tronco ou abaixo do palmito, de coloração amarelada, tornando-se branca na maturidade. As flores masculinas e femininas são separadas, mas ocupam a mesma espádice e são bracas. Fruto ovalado, de coloração avermelhada, muito vistoso quando maduro. 

Flor: Nos meses de primavera e verão. 
Fruto: Nos meses de outono e inverno.

 
Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine