ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Palmeiras II

  Palmeira-de-Natal

 Sabal mauritiiformis (H.Karsten) Grisebach ex. H. Wendl.

Sinon.: Sabal glaucescens Lodd. ex H. E. Moore, Sabal allenii L. H. Bailey, Sabal morrisiana Bartlett ex L. H. Bailey, Trithrinax mauritiaeformis H. Karsten
Nomes Comuns: sabal-azul, palmeira-azul.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS

É uma espécie largamente distribuída, encontrada de forma irregular desde o sul do México até o norte das costas da Colômbia e Venezuela. Se adapta melhor em locais de clima tropical a subtropical, e requer alguma proteção quando jovem. 









UTILIDADES

De grande efeito ornamental pelo aspecto das folhas e do estipe. É adequada para vasos quando nova, para parques e jardins.




CARACTERÍSTICAS GERAIS

Palmeira que atinge até 20 m de altura. Estipe solitário, liso, verde quando jovem e depois acinzentado, anelado, de 15 a 20 cm de diâmetro. Folha em leque, grandes e numerosas, recurvadas, profundamente divididas, frequentemente pendentes, de coloração cinza-azulados na face de baixo, de até 2 m de comprimento. Espádice interfoliar, ramificada, variando de ereta a arqueada, estendendo-se além das folhas. Fruto esféricos, com cerca de 1 cm de diâmetro, de coloração negra. 

Flor: Nos meses do outono. 
Fruto: Nos meses da primavera.

 
Voltar
ESALQ Home Page USP OnLine