ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Eritrina

  Erythrina velutina Willd.

Família:FABACEAE (LEGUMINOSAE-PAPILIONOIDAE)
Nomes comuns: mulungu, suinã, bico-de-papagaio, canivete, 
corticeira, sananduva.


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 8 a 12 m de altura. Tronco e ramos  com muitos acúleos, casca lisa, com estrias longitudinais mais claras; ramos esverdeados com fissuras e pontuações mais claras e cecatrizes foliares. Folhas alternas, trifolioladas, com cercade 20 cm de comprimento, folíolos ovado-deltoídes, tomentosos e mais claros na face interior; com glândulas verdes na inserção com o pecíolo; pecíolo de 6 a 12 cm de comprimento, aveludado e cilíndrico. Flores vermelhas, dispostas em recemos.Fruto logume, semi tortuoso, com sementes e, formato de feijão, de cor avermelhada.








OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie decídua, característica de várzeas úmidas e beiras de rios da caatinga da região semi-árida do nordeste brasileiro.
Ocorre desde Minas Gerais até o Paraná, nas florestas estacionais semideciduais.


PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira branca, leve, mole, porosa e pouco resestente ao ataque de organismeos decompositores. Usada na fabricação de palitos de fósforo. Altamente ornamental quando pede a folhagem, por isso é usada no paisagismo com sucesso. É ainda usada no sombreamento de cacaueiros e como cerca viva. Muitos pássaros procuram suas flores pelo seu néctar.


Flor: Agosto a Dezembro, com a planta despida de sua folhagem 
Fruto: Janeiro a Fevereiro


Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine