ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Pau-Jacaré

  Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr.

Sinon.: Acacia gonoacantha Mart., Piptadenia
communis Benth.
Família: MIMOSACEAE (LEGUMINOSAE-
MIMOSOIDEAE)
Nomes comuns: icarapé, jacaré, caniveteiro, casco-de-jacaré


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 8 a 20 m de altura. Tronco muito característico, suberoso, com placas quadrangulares; ramos novos com cristas bem demarcadas, com acúleos. Folhas alternas, compostas bipinadas, com 30 a 50 pares de folíolos, pilosos na marcagem. Flores numerosas, em inflorescência especiformes terminais, estames numerosos e aparentes, de branco a creme; nectário extrafolral na base do pecíolo. Fruto legume, membranáceo e achatado.










OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie secundária inicial, comum em áreas com algum sombreamento, semidecídua. Ocorre principalmente nas florestas estacionais semideciduais com alguma perturbação, nas regiões sudeste e sul do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul. Encontrada também, em formações florestais alteradas do complexo atlântico.

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira moderadamente pesada, dura ao corte e de média resistência ao ataque de pragas.Usada para acabamentos internos, armação de movéis, miolos de portas e painéis, confecção de brinquedos, embalagens e principalmente para lenha e carvão, sendo considerada uma das melhores para produção de calor. Na época de floração é muito procurada por abelhas, além de ser utilizada na recuperação de áreas degradadas. 

 

Flor: Novembro a Abril  
Fruto: Abril a Agosto

Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine