ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Guapuruvu

  Schizolobium parahyba (Vell.) Blake

Sinon.: Cassia parahyba Vell., Schizolobium
excelsum Vogel
Família: CAESALPINIACEAE (LEGUMINOSAE-
CESALPINIOIDEAE)
   Nomes comuns: bacurubu, badarra, bacuruva, birosca,
faveira, pau-de-vintém,pataqueira.


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 10 a 30 m de altura. Tronco sem ramificação, coroa de folhas no ápice, casca lisa, acinzentada, com cicatrizes da queda das folhas, sendo que quando jovem a casca é verde e lisa; o ápece dos ramos têm pêlos glândulosos (pegajosos). Folhas alternas, compostas bipinadas, com até 1 m de comprimento; folíolos opostos, elípticos, com estípulas que caem com o tempo. Flores amarelas, pilosasm, em inflorescências densas. Fruto tipo legume, obovado, coriáce, pardo-escuro, de 10 a 15 cm de comprimento, com uma semente, forma elíptica, brilhante e muito dura, protegida por endocarpo papiráceo.


OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie pioneira, de rápido crescimento, decídua. Ocorre nas formações florestais do complexo atlântico e nas florestas estaiconais semideciduais, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. É comum nas capoeiras e roçados, raramentre ocorre em áreas sujeiras a inundações.

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira branco-amarelada, com tonalidade róseo-pálida, lisa, leve, macia e de baixa densidade e durabilidade. Usada para confecção de papeis, portas, compensados, embalagens leves, forros, palitos, canoas, brinquedos, etc.
Indicada para plantios em áres degradadas devido ao seu rápido crescimento. Pela quebra fácil da madeira, não é para arborização de parques e jardins.

Flor: Agosto a Dezembro  
Fruto: Março a Junho

Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine