CHUVA-DE-OURO
Lophantera lactescens Ducke
Família: MALPIGHIACEAE
Nomes comuns: lofantera-da-amazônia, chuva-de-ouro
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS 

 Árvore de 10 a 20 m de altura. Ramos com coloração marrom claro, com estrias longitudinai e pequenos calos avermelhados e cicatrizes foliares bastante aparentes. Folhas opostas, simples, de 16 a 22 cm de comprimento, obovadas, com ápice arredondado, glabras, verde escura, com a face inferior mais clara; latescentes enquanto jovens. 
Flores agrupadas em inflorescência longa, sem ramificação, de cerca de 50 cm de comprimento, pendular, com flores amareladas. 
Fruto cápsula loculicida. 

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA 

Espécie semidecídua. Característica das florestas ombrófilas da região Amazônica, normalmente associada a solos de maior umidade. 

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 

Madeira de coloração alaranjada, moderadamente pesada, compacta, medianamente dura, pouco resestente aos insetos da madeira. Empregada para a construção civil, como vigas, caibros, forros, para marcenaria e carpintaria leve. 
A árvore florida é um belo espetáculo, sendo usada com grande sucesso para o paisagismo em geral. Devido a facilidade de propagação pode ser empregada na recuperação de áreas ao longo de cursos d`água da Amazônia. 

Flor: Março a Agosto  
Fruto: Abril a Outubro