ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Embira-Puitá

  Peltophorum fubium (Spreng.) Taub.

Sinon.: Peltophorum vogelianum Benth.,
Caesalpinia dubia Spreng.
Família: CAESALPINIACEAE (LEGUMINOSAE-CAESALPINIOIDEAE)
Nomes comuns: guaracaia, farinha-seca,canafístula,cabelo-de-negro,
faveira, sobrasil,tamboril-bravo, angico-bravo, pita.


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 15 a 25 m de altura. Tronco cilíndrico. Folhas alternas, bipinadas, com 6 até 20 pares de pinas, folíolos glabros e membranáceos. As infolrescências são densas, terminais, com muitas fleres amarelo-alaranjadas, com pétalas de bordo ondulado. Fruto legume, achatado e acuminado, com uma só semente. 



OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie pioneira e decídua. Ocorre da Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, e em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até o Paraná passando por São Paulo nas florestas estacionais semideciduais, geralmente em solos argilosos e profundos, comuns nas formações ribeirinhas. 

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira róseo-acinzentada, moderadamente esada, de longa durabilidade em ambientes cobertos; dura, sufeita a empenamente durante a secagem. Usada na construção civil, para madeiramento de telhados, na marcenaria, para carrocerias e dormentes.
Na floração, a árvore torna-se bastante ornamental e pela sua grande copa, proporciona boa sombra.Devido ao seu rápido crescimento e rsticidade, tem sido usada na recuperação de áreas degradadas. Da madeira, reduzida a pó, se extrai tinta vermelha; a casca contém tanino servindo assim para o curtume; as raízes, frutos e folhas são ditos medicinais.

Flor: Julho a Dezembro  
Fruto: Abril a Outubro

Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine