ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Sumaúma

  Ceiba pentandra (L.) Gaertn.

Sinon.: Bombax pentandrum L., Bombax quinatum
Jacq., Bombax orientale Spreng., Eriodendron
anfractuosum A. DC., Eriodendron orientale Steud.
Família: BOMBACACEAE
Nomes comuns: árvore-da-seda, árvore-de-lã,
paina-lisa, sumaúma-da-várzea,sumaumeira.


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de até 50 m de altura. Tronco mais engrossado no terço inferior, casca acinzentada, lisa, apresentando raízes tabulares, com acúleos nos ramos novos. Folhas alternas, compostas, digitadas, com 5 a 7 folíolos membranosos, oblongos a lanceolados, ápice agudo e acuminado. Flores com pétalas brancas a rosadas, dispostas em inflorescências densas. Fruto cápsula fusiforme, lisa, 10 cm de comprimento, provido de pequenas sementes envoltas por pêlos (painas).  





OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie tropical, semidecídua, é um dos gigantes da floresta ombrófila da Amazônia legal. Ocorre desde o México até o norte da América do Sul; seus limites foram observados no norte do estado do Mato Grosso. Não foi obsrvada, ainda, a floração e frutificação deste exemplar no parque da ESALQ.   

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira leve e macia, cor pardacenta, de baixa durabilidade. Usada na confecção de jangadadas, caixotaria, brinquedos e produção de celulose. 
Da paina que envolve as sementes, produz-se bóias e coletes salva-vidas, além de servir como enchimento de colchões e travesseiros sendo ainda, estrai-se um óleo que, além de comestível, presta-se também para a produção de sabão. 

Flor: Agosto a Setembro, com a planta despida de sua folhagem.  
Fruto: Outubro a Novembro

Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine