ESALQ Home Page USP OnLine Página Principal Sobre o Site... Sobre o Projeto... Educação Ambiental Sobre o Parque... As Trilhas do Parque
  Árvores Úteis

  Timboúva

  Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong

Sinon.: Mimosa contortisiliqua Vell., Enterolobium
timbouva Mart.
Família: MIMOSACEAE (LEGUMINOSAE-
MIMOSOIDEAE)
Nomes comuns: orelha-de-negro, timburi, pau-de-
sabão, tamboril-do-campo, timbó, timbaú.


 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 15 a 30 m de altura, com copa ampla. Tronco cilímdrico, com casca pardo-acinzentada, íntegra ou escassamente fissurada. Ramos, pecíolos e folhas pubescentes. Folhas compostas bipinadas, com 2 a 10 pinas, folíolos oblongos, sésseis. Glândulas negras no pecíolo. Flores brancas, numerosas nas axilas das folhas. Fruto duro, circular, de 6 a 8 cm de diâmetro, de superfície glabra e negra, fortemente encurvado, assemelhando-se a uma orelha, com polpa amarelo-clara e macia. Sementes pardo-avermelhadas de cerca de 10 mm de comprimento. O fruto e as folhas são nocivos ao gado, devido à existência de uma substância chamada saponina.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie pioneira. Ocorre do Pará até o Rio Grande do Sul. Encontrada nas formações florestais do complexo atlântico, geralmente nas matas com alguma perturbação, além das florestas ombrófilas da Amazônia e nas formações florestais estacionais e nas ciliares do domínio do cerrado, também em área secundárias.   

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 
Madeira avermelhada, macia, fácil de trabalhar, durável e resistente à umidade. Usada para fabricação de canoas de tronco inteiro, taboado, ripado, além de embalagens, brinquedos e móveirs. Devido ao seu rápido crescimento, possui um grande potencial para reflorestamentos e recuperação de áreas. Muito usada para sombra e como ornamental.  

Flor: Setembro a Dezembro  
Fruto: Março a Julho




Voltar
   
ESALQ Home Page USP OnLine