ESCOVINHA
Melaleuca leucadenddron L.
Família: MYRTACEAE
Nomes comuns: esponja, esponjinha, melaleuca.
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS 

 Árvore de até 20 m de altura, casca preta na base e brancacenta no resto do caule, fomada de finas lâminas ou camadas superpostas quase incorruptíveis e fáceis de destacar. Folhas alternas, elípticas ou oblongas, 5 a 7 cm de comprimento, inteiras, nervuras, longitudinais em número de 3 a 5. Flores brancas ou amareladas, dispostas em espigas terminais, de 7 a 18 cm de comprimento, feixes de estames brancos, vistosos, de aproximadamente 2 cm de comprimento. Fruto cápsula, globosa, contendo numerosas sementes pequenas e pontuadas do lado interno.    

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA 

Planta originária da Austrália e cultivada como ornamental no sul e sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, onde foi introduzida há muito tempo. Desenvolve-se bem em terrenos úmidos e brejosos, mesmo com alguma salinidade.

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS 

Madeira pardo-clara, compacta, mose, com manchas mais clara, própria para construção civil, carroceria, marcenaria, etc. 
A casca do tronco, serve na região de origem para cobertura de casas rurais e revestimento das paredes e chão. É uma árvore elegante, ornametal;, principalmente em virtude de suas vistosas flores, e do tronco manchado de várias tonalidades de marrom. Tem ainda grande valor como melífera.

Flor: Junho a Agosto    
Fruto: Setembro a Novembro