EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "VISÕES DA CIÊNCIA" - 3ª Edição

A fotografia como meio de divulgação científica

A fotografia apresenta o mundo real: a associação entre realidade e fotografia permite a divulgação de conceitos tangíveis e intangíveis. Além de documentar, apresenta e descreve um conceito. A utilização da fotografia para divulgação das atividades e dos resultados obtidos nas pesquisas científicas pode torná-las mais acessíveis ao público em geral. Associa-se, assim, Arte-Ciência-Extensão.


"VISÕES DA CIÊNCIA"

Apresenta trabalhos fotográficos, de amadores e profissionais, que retratam experimentos em laboratório ou em campo, registros em microscópio óptico ou eletrônico, em salas de aulas e viagens didáticas, entre outros locais com paisagens, pessoas, animais, plantas e suas partes. Apresentada em expositores de vidros (1,75 m x 0,80 m) dispostos ao ar livre, permanece aberta 24 horas durante todos os dias da semana. Promovida no âmbito da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da USP em Piracicaba, conta com apoio de setores da Instituição e da Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz".


Participe da próxima edição desta atividade que associa Ciência e Arte como formas de interpretação do meio em que vivemos.


Cronograma das atividades da 3ª edição:

• Inscrições: de 5 de março a 16 de abril de 2018
• Seleção das fotografias: abril de 2018
• Abertura da Exposição: 3 de junho de 2018

A Lenda

A história dos sete homens sábios e o elefante

service

A história dos sete homens sábios e um elefante teve origem no subcontinente indiano. Diz a lenda que numa cidade viviam sete sábios cegos, que davam conselhos à todas as pessoas que os consultavam para resolver seus problemas. Os homens eram amigos, mas mantinham uma competitividade acirrada, e acabavam discutindo o tempo todo para evidenciar quem era mais sábio.

Um dia, depois de uma conversa cansativa sobre a Verdade, o sétimo sábio se aborreceu e resolveu ir embora para as montanhas, e disse aos amigos:
– Somos homens cegos e talvez possamos ouvir e entender melhor que as outras pessoas a verdade da vida. Mas vocês ficam discutindo como se quisessem ganhar uma aposta, um jogo. Cansei dessa competição! Vou-me embora.
Um dia, um comerciante chegou à cidade montado num belo elefante africano. As pessoas nunca tinham visto um animal daquele porte, nem mesmo os sábios cegos, e todos saíram à rua para vê-lo. Os cegos rodearam o elefante para tocá-lo e o primeiro sábio apalpou a barriga do animal e disse:
– É muito parecido com uma parede!
O segundo sábio, tocando nas suas presas, o corrigiu:
– É muito parecido com uma lança!
O terceiro sábio, que segurava a tromba do elefante, retrucou:
– É muito parecido com uma cobra!
A mão do quarto sábio acariciava o joelho do elefante, e o sábio contestou:
– É muito parecido com uma árvore!
O quinto sábio gritou, quando mexia nas orelhas do elefante:
– É muito parecido com um abano!
O sexto sábio irritado rebateu:
– Todos vocês estão errados! O elefante é muito parecido com uma corda! – disse, tocando a pequena cauda do elefante.
E, alvoroçados, os seis sábios ficaram discutindo. Até que o sétimo sábio cego, descendo das montanhas, apareceu conduzido por uma criança.
Ao ouvir a contenda, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tateou os contornos do desenho, percebeu que todos os sábios estavam certos e iludidos ao mesmo tempo.

Agradeceu ao menino e afirmou:
– É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas uma parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!


(história adaptada de Heloisa Prieto e John Godfrey Saxe)

Regulamento

Exposição Fotográfica "Visões da Ciência" - 3ª Edição

A USP/ESALQ lança a 3ª edição da Exposição fotográfica "Visões da Ciência", cuja finalidade é:
I. Incentivar a divulgação de pesquisas científicas por meio da linguagem visual;
II. Promover reflexões sobre as práticas científicas no cotidiano das pessoas;
III. Estimular o uso da fotografia na área científica;
IV. Realizar exposição ao ar livre itinerante das fotografias selecionadas no Campus da USP em Piracicaba e em outros locais de exposição (museus, centros culturais, shoppings, etc).

Em 2017, esta atividade integrou a programação do projeto Temático "Ciência para Paz", que resultou na seleção de 3 fotografias inscritas e que constituirão a 3ª edição a ser aberta em junho de 2018.

Período de realização da 3ª edição da Exposição:

A terceira edição da Exposição fotográfica "Visões da Ciência" será aberta em 3 de junho de 2018 e acontecerá nas dependências da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Campus da USP em Piracicaba, e outros locais a serem definidos pela Comissão Organizadora desta mostra, devendo permanecer aberta e itinerante pelo tempo que esta mesma Comissão julgar apropriado.
Por se tratar de uma exposição ao ar livre, estará aberta 24 horas durante todos os dias da semana. Caso seja levada a algum estabelecimento externo, esta ficará aberta ao público nos horários de funcionamento desse local.

Inscrições de fotografias para a Exposição:

As inscrições para a 3ª Exposição fotográfica "Visões da Ciência" poderão ser efetuadas, de 5 de março a 16 de abril de 2018, mediante a criação de uma conta no site, do aceite e do envio do "Termo de autorização de uso das fotografias à USP/ESALQ" (obrigatório) e do "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias" (caso necessário). Clique aqui para baixar o "Termo de autorização de uso das fotografias à USP/ESALQ". Se houver pessoas retratadas na fotografia, o autor deve baixar o "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias", imprimir, coletar a(s) assinatura(s) da(s) pessoa(s) que está(ão) na(s) foto(s) e enviar pelo site da Exposição, por upload. Clique aqui para baixar o "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ".

Exceto o "Termo de autorização do uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ", todos os outros documentos devem ser preenchidos on-line no site da ESALQ na página da 3ª Exposição fotográfica “Visões da Ciência”. Ressalta-se que somente serão aceitas fotos mediante o upload das mesmas no referido site da Exposição e com as dimensões mínimas descritas neste regulamento.

§ 1º - O correto preenchimento na solicitação da conta e o aceite dos Termos são de inteira responsabilidade do participante.

§ 2º - Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos deste Regulamento. As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente eliminadas, durante o processo de triagem das mesmas.

Poderão ser inscritas até três fotografias por autor.

As fotografias deverão contemplar as seguintes especificações:

I. A fotografia digital, colorida ou em preto e branco, deve estar em formato JPG, JPEG, ou PNG sem compressão, com tamanho mínimo de 3543 x 2362 pixels (equivalente a 30cm – horizontal e 20 cm – vertical) e resolução de 300 dpi.

II. As fotos não devem ser manipuladas, ou seja, alteradas em programas de imagens como “Photoshop”. A inobservância deste item desclassificará automaticamente o participante.

III. Caso a foto contenha itens passíveis de autorização de direitos autorais de uso de imagem das pessoas retratadas nas fotografias, fica o participante encarregado de fazer, antes de iniciar o preenchimento da conta on-line, o download do "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ", imprimi-lo, coletar a(s) assinatura(s) da(s) pessoa(s) retratada(s) e, em seguida, fazer o upload desse Termo em formato PDF ao solicitar a conta no site. A inobservância desse item desclassificará automaticamente o participante, sendo de sua exclusiva responsabilidade responder a qualquer ação decorrente do uso de imagem não autorizada.

IV. A fotografia deverá ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes.

ATENÇÃO: os autores das fotografias enviadas deverão aceitar o "Termo de autorização de uso das fotografias à USP/ESALQ". Caso a foto contenha itens passíveis de autorização de direitos autorais de uso de imagem das pessoas retratadas nas fotografias também deve ser feito o upload do "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ". Caso o participante seja menor de 18 anos, a autorização deverá ser preenchida com os dados do responsável legal.

Campos da ficha de upload de fotos

Preencher uma ficha para cada fotografia inscrita na 3ª edição da Exposição
1 - Título (com até 50 caracteres)
2 - Cidade onde foi tirada a foto
3 - UF, estado onde a foto foi feita
4 - Mês de registro da foto (não obrigatório)
5 - Ano de registro da foto
6 - Instituição de Ensino ou Pesquisa do autor (não obrigatório)
7 - Resumo de até 800 caracteres com a explicação do observado na imagem
Caso haja o "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ" colocar no final do resumo o nome do arquivo que contém o termo.

Comissão Julgadora:

As fotografias deverão abordar qualquer aspecto da pesquisa científica no local onde foi ou está sendo realizada, imagens que retratem o objeto da pesquisa, os materiais utilizados no experimento, o desenho experimental, o cotidiano das práticas e das descobertas das pesquisas, desenvolvidas na USP/ESALQ ou em outras instituições de ensino e de pesquisa públicas e particulares.
A avaliação das fotografias será feita pela Comissão Julgadora, composta por membros da comunidade USP/ESALQ e/ou externos. A Comissão Julgadora é soberana em suas deliberações, não cabendo recursos ou apelações.
A Comissão Julgadora não terá acesso aos dados pessoais do participante.

Coordenação:

As atividades da 3ª edição da Exposição Fotográfica são coordenadas pelo Professor Ciro Abbud Righi, do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Escola. Conta com apoio da Diretoria da ESALQ, da Divisão de Comunicação (DvComun), da Seção Técnica de Apoio Institucional e da Seção Técnica de Informática (Siesalq).

Cronograma das atividades:

• Inscrições: de 5 de março a 16 de abril de 2018
• Seleção das Fotografias: abril de 2018
• Abertura da Exposição: 03 de junho de 2018

Contato:

Dúvidas sobre a Exposição
Ciro Abbud Righi
Telefone: (19) 3447-6679
ciro@usp.br

Dúvidas sobre upload de fotos e login
Ariovaldo Miguel Carvalho
Telefone: (19) 3429-4542
ariovaldo.miguel@usp.br

Dúvidas sobre o site
Cristiano Ferrari
Telefone: (19) 3429-4485
ferrari@usp.br

Inscrições

1. Ler atentamente, concordar e aceitar:
1.1. Regulamento (clique aqui)
1.2. Termo de autorização de uso das fotografias à USP/ESALQ (clique aqui)
1.3. Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias à USP/ESALQ (clique aqui) (Se necessário). Preencher os dados, imprimir, solicitar à (s) pessoa(s) retratada(s) para assinar o termo. Escanear as autorizações e enviá-las junto com o upload da foto. Cada foto que tiver imagem de pessoas deve ter, obrigatoriamente, um termo para cada uma. Caso uma foto tenha imagens de mais de uma pessoa, escanear todos os termos num mesmo arquivo. Ao fazer o upload de fotos, colocar no final do resumo, o nome do arquivo que contém o termo.

2. Criar uma conta no site da Exposição

3. Levar o mouse até "Criar conta e Login" e clicar em "Criar conta"

4. Digitar os dados

5. Clicar no botão “Salvar”

6. Você receberá uma mensagem dizendo que sua solicitação está pendente

7. Aguarde nova mensagem com dados de ativação da conta criada

8. Clique no primeiro link indicado nessa mensagem

9. Clique no botão “Entrar”

10. Digite uma senha e confirme-a. Se quiser, faça upload de uma foto sua e clique em “Salvar”. Tenha o cuidado de definir senha com caracteres maiúsculos, minúsculos, números e caracteres especiais

11. Entrar em sua conta

12. Para enviar a foto (A fotografia digital, colorida ou em preto e branco, deve estar em formato JPG, JPEG, PNG sem compressão, com tamanho mínimo de 3543 x 2362 pixels (equivalente a 30cm – horizontal e 20 cm – vertical) e resolução de 300 dpi.)
12.1. Clique em "Upload de fotos" no menu
12.2. Clique em "Clique aqui para inserir a foto n" e digite os dados
12.3. Em "Escolher arquivo", clique em "Procurar", escolha a foto desejada e clique em "Upload"
12.4. Observar que caso sua foto tenha imagem de pessoa(s), é obrigatório baixar o Termo (item 1.3 acima), conseguir a(s) assinatura(s) e escanear o(s) Termo(s) antes de começar a fazer o upload. Fazer o upload de cada termo quando fizer a inscrição da foto que registra a imagem da(s) pessoa(s). Caso uma foto tenha imagens de mais de uma pessoa, escanear todos os termos num mesmo arquivo. Ao fazer o upload de fotos, colocar no final do resumo, o nome do arquivo que contém o termo.
12.5. Em "Adicionar novo arquivo" clicar em "Procurar" e fazer o upload do termo de cada pessoa retratada na fotografia
12.6. Se sua foto não tiver imagem de pessoas clicar em "Não se aplica"
12.7. Clicar em "Salvar"
12.8. Repetir os passos de 12.2 a 12.7 para as outras 2 fotos

13. Para Apagar uma foto
13.1. Clicar em "Fotos do participante"
13.2. Clicar no nome da foto desejada
13.3. Clicar em "Editar"
13.4. Rolar a tela para baixo, clicar em "Apagar" e responder a pergunta aritmética
13.5. Quando aparecer a mensagem "Você tem certeza que deseja apagar" responder a pergunta aritmética e clicar em "Apagar"

14. Para alterar algum dado do seu cadastro
14.1. Clicar no nome do seu usuário, no topo direito da tela
14.2. Clicar em "Editar"
14.3. Fazer as alterações
14.4. Clicar em "Salvar"

15. Para finalizar sua inscrição na 3ª edição da Exposição
15.1. Para finalizar sua inscrição na 3ª edição da Exposição Fotográfica Visões da Ciência, após fazer o upload de até 3 fotografias e verificar os dados informados sobre cada uma, clicar o botão "Salvar"
15.2. Após esse comando, a sua inscrição será encaminhada para a Comissão Julgadora da Exposição

16. Quando as inscrições forem encerradas os candidatos nãoo terão mais acesso aos dados pessoais nem às fotos

Edições

A 2ª edição contou com 51 fotos e foi exibida a partir de 3 de agosto de 2016 em 2 pontos de visitação no Campus “Luiz de Queiroz”: em frente ao Centro de Vivência (C.V.) e na área ao lado do Edifício Central.


A 1ª edição contou com 82 fotos e foi exibida a partir de 16 de setembro de 2013 em 5 pontos de visitação no Campus “Luiz de Queiroz”.


Contato

Dúvidas sobre a Exposição
Ciro Abbud Righi
Telefone: (19) 3447-6679
ciro@usp.br

Dúvidas sobre upload de fotos e login
Ariovaldo Miguel Carvalho
Telefone: (19) 3429-4542
ariovaldo.miguel@usp.br

Dúvidas sobre o site
Cristiano Ferrari
Telefone: (19) 3429-4485
ferrari@usp.br